Páginas

domingo, 14 de abril de 2024

A paz é possível – e os alunos de EMRC querem afirmá-lo!

O diretor do Secretariado de Educação Cristã na Igreja católica afirmou que a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) ajuda “num tempo de guerra, a sonhar e a perspetivar o futuro”.

“(A disciplina) Ajuda a desbravar o futuro, a conhecermo-nos melhor e a ter os valores estruturantes da pessoa humana: a amizade, o perdão, a capacidade de perdoar. Neste tempo que vivemos de guerras, ajuda a sonhar e a perspetivar o futuro. Gestos partilhados entre jovens e professores com uma vela na mão, como o que vivemos ontem, significavam também isto: a paz é possível”, explica Fernando Moita em declarações ao portal Educris e à Agência ECCLESIA.

XII Encontro Nacional do Ensino Secundário termina em Bragança com a participação de três mil pessoas e com a certeza do lugar da disciplina em ambiente escolar com marca de «humanismo« e aprofundamento «cultural»

D. Antonino Dias escreveu uma carta pastoral e convocou a diocese de Portalegre – Castelo Branco para viver o mês de maio centrado na oração pelas vocações.

“Chamados à vida, à fé e à Igreja, urge descobrir cada um a sua própria vocação na Igreja e no mundo, tornando-se um verdadeiro peregrino da esperança e artífice da paz”, convida.

O bispo de Santarém vai instituir ministérios de leitor e de acólito e acolher dois candidatos ao diaconado permanente, durante a celebração que dá início à Semana de Oração pelas Vocações.

“D. José Traquina vai instituir no ministério de Leitor o seminarista Francisco Sá Nogueira, e no ministério de Acólito o seminarista André Henriques, ambos a estudar no Seminário de Cristo-Rei dos Olivais, no Patriarcado de Lisboa, e vai acolher como os candidatos ao diaconado permanente João Diogo e João Neves”, indica um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

No Vaticano, o Papa lembrou,uma audiência ao grupo ‘Cidades Património da Humanidade’ que as cidades são locais de “homens e mulheres reais”, e que “mais do que peças de museu” são “lições de vida”.

“O nosso interesse pelo património não pode permanecer na esfera artístico-cultural, mas deve ter uma perspetiva mais ampla, abrangendo a integridade da pessoa que recebe este legado e das pessoas que o transmitiram a nós”, centrou.

O Papa Francisco aprovou ainda três decretos do Dicastério da Causa dos Santos, entre eles o que reconhece o milagre atribuído à fundadora das Oblatas Irmãs de Santa Zita, abrindo caminho para a canonização da beata Elena Guerra.

Damos ainda conta do telegrama enviado pelo Papa onde  manifesta “profunda tristeza” com o “violento ataque” que ocorreu em Sidney, que vitimou mortalmente seis pessoas.

“O Papa Francisco recebeu com profunda tristeza a notícia do violento ataque em Sydney, e envia a certeza da sua proximidade espiritual a todos ”, afirma o telegrama assinado pelo cardeal Secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolion, enviado ao arcebispo metropolitano de Sydney, D. Anthony Colin Fisher.

Seis pessoas foram mortas e várias outras ficaram feridas, incluindo um bebé de nove meses, num esfaqueamento em massa num centro comercial em Sydney.

Mas há mais para ver, ler e ouvir, com destaque ainda para a reportagem realizada em torno do turismo espiritual, desenvolvida pelo jornalista Carlos Borges, a acompanhar aqui ou no programa 70x7, pelas 7h30, na RTP2.

Tenha um excelente domingo!

Lígia Silveira

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário