Iniciativa do Fórum Nacional de Solidariedade
Uma petição contra as leis anticonversão, lançada pelo Fórum Nacional de Solidariedade e dirigida ao Presidente da Índia, está a ganhar cada vez mais apoiantes naquele país, avançam as Obras Pontifícias Missionárias em comunicado divulgado através do seu site.
As chamadas leis anticonversão foram já aprovadas em vários estados indianos, como Uttar Pradesh, Gujarat e Madhya Pradesh, que têm em comum o facto de serem governados pelo Partido Bharatiya Janata, um partido nacionalista pró-hindu, e ao qual pertence o Presidente indiano, Ram Nath Kovind.
“Os ataques às minorias aumentaram consideravelmente nos últimos anos, pois essas leis são usadas contra a dignidade de cristãos e muçulmanos, especialmente mulheres, dalits e adivasis”, explicam os promotores desta petição, onde se inclui o arcebispo de Bangalore, Pierre Machado.
No passado dia 24 de dezembro, foi aprovada pelo parlamento estadual a Lei de Proteção à Liberdade Religiosa de Karnataka, a qual deverá ser também aprovada pela câmara alta até ao final de fevereiro. “Onde quer que sejam aprovadas leis anticonversão, ironicamente chamadas de ‘leis de liberdade religiosa’, elas tornam-se uma justificação para a perseguição de minorias e outras comunidades marginalizadas”, alerta a petição, que pede unidade para defender os valores promovidos pela Constituição indiana e proteger os direitos das minorias e outras comunidades marginalizadas no país.
Sem comentários:
Enviar um comentário