Páginas

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Amar a Igreja

Esse é o desafio que o Papa pediu aos católicos: para que tenham “amor” pela Igreja, num momento em que se encontra debaixo de várias críticas, assumindo a necessidade de pedir desculpas pelos seus erros.

“Onde os nossos erros se tornam um escândalo, peçamos a São José que nos dê coragem para dizer a verdade, pedir perdão e recomeçar humildemente”, disse, na audiência geral de quarta-feira, que decorreu no Auditório Paulo VI, do Vaticano.

“Hoje é comum, é algo de todos os dias, criticar a Igreja, para apontar as suas incoerências – e há tantas -, os seus pecados, que na realidade são as nossas incoerências, os nossos pecados, porque a Igreja sempre foi um povo de pecadores que encontra a misericórdia de Deus”, acrescentou.

Por cá, da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou que José Souto Moura, ex-procurador-geral da República, foi escolhido para presidir à Coordenação Nacional das Comissões Diocesanas de Proteção de Menores, criada pela Igreja Católica.

Esta nova estrutura resultou de uma reunião das Comissões Diocesanas de Proteção de Menores ou Adultos Vulneráveis, que decorreu em Fátima, a 5 de fevereiro, visando otimizar o esforço de “prevenir casos de abuso” e “acolher, acompanhar e proteger as vítimas”.

O organismo vai ser secretariado pela advogada Paula Margarido, e é ainda constituída por dois delegados das dioceses que pertencem à Província Eclesiástica de Braga (Marta Neves e Carlos Alberto Pereira), dois da Província Eclesiástica de Lisboa (Paula Margarido e José Adriano Machado Souto de Moura) e um delegado da Província Eclesiástica de Évora (Custódio Manuel Monteiro Moreira).

“A Coordenação Nacional das Comissões Diocesanas tem o objetivo de assessorar o trabalho de cada comissão diocesana, propor procedimentos e orientações comuns, ajudar em tudo o que possa proteger as vítimas e esclarecer sobre quadros normativos canónicos e civis relacionados com os processos de abuso sobre menores, tanto no que respeita ao acompanhamento da vítima como na atenção ao agressor”, indicava um comunicado divulgado no final do encontro.

Destaque ainda para a apresentação do livro ‘Catedral e Museu Diocesano de Santarém’, um projeto setor dos Bens Culturais da Igreja na Diocese, que aposta na recuperação e dinamização do património religioso.

Damos ainda destaque ao Simpósio internacional sobre o sacerdócio que começa hoje no Vaticano e é organizado pela congregação para os Bispos.

O encontro propõe-se olhar para a “tradição” e encontrar “novos horizontes”, pode ler-se no programa que descrimina as conferências e os participantes, e quer ser um encontro para refletir sobre vocações sacerdotais, laicais e consagradas.

Já sabe que o programa Ecclesia na Antena 1 mudou de horário – encontra-nos agora à meia-noite de quinta-feira, e às 6h ao sábado e ao domingo – mas continuamos no portal de informação onde os conteúdos da Igreja católica estão todos disponíveis.

Encontramo-nos lá?

Tenha um excelente dia!

Lígia Silveira

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário