Páginas

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Em tempos de seca… Vale a pena falar de ecologia

Olá Bom Dia

Em Portugal tivemos um mês de janeiro atípico… Fevereiro vai pelo mesmo caminho. A chuva destes meses ainda não deu sinal de vida. Talvez o documento do Papa Francisco «Laudato Si» tenha as respostas para estas alterações climáticas e ambientais.

A Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), em Leiria, inicia, hoje, uma disciplina sobre ecologia que tem a designação «Cuidar da Terra, cuidar dos outros».

“Pela primeira vez e de forma mais sistematizada, será dada atenção às questões ambientais e ecológicas, na linha do que o Papa Francisco propõe na Encíclica «Laudati Si»”. A disciplina vai ser lecionada por elementos da «Rede Cuidar da Casa Comum», que congrega instituições, organizações, obras, movimentos da igreja católica e de outras igrejas cristãs, bem como pessoas a título individual que se propõem a contribuir para o aprofundamento e difusão dos temas relacionados com a ecologia integral.

No oitavo dia mundial de oração e reflexão contra o tráfico de pessoas, celebrado hoje e que tem como tema “A força do cuidado – mulheres, economia, tráfico de pessoas” realiza-se uma maratona de oração online.

Neste dia celebra-se a memória litúrgica de Santa Bakhita, uma freira sudanesa, que em criança “teve a dramática experiência de ser raptada e escravizada” e tornou-se o símbolo universal do compromisso da Igreja contra o tráfico.

Para que este dia não seja esquecido são promovidas várias iniciativas, como uma maratona de oração online; para quem domina a rede social Twitter pode participar na tempestade de tweet, a partir das 13h30 (hora de Roma – Itália), usando o #PrayAgainstTrafficking ou então organizar na comunidade, movimento, paróquia uma vigília de oração.

O tráfico humano é uma das feridas mais profundas infligidas pelo sistema económico atual e que afetam todas as dimensões da vida, pessoal e comunitária.

Propostas para hoje… No entanto não esqueça de ver o programa ECCLESIA na RTP2, pelas 15h00, e sintonizar na Antena 1, pelas 22h45.

Já sabe que pode acompanhar toda a atualidade religiosa, em Portugal e no mundo, no site www.agencia.ecclesia.pt/portal/

Cumprimentos

Luis Filipe Santos

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário