Páginas

terça-feira, 21 de abril de 2020

Lisboa 2023


Foto Agência ECCLESIA/PR

A Jornada Mundial da Juventude vai visitar Lisboa um ano mais tarde. O adiamento por mais um ano foi ontem revelado através de um comunicado divulgado pela sala de imprensa do Vaticano. Esta é mais uma consequência da crise provocada pela pandemia de Covid-19. O diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, justifica a decisão com a “atual situação sanitária e as suas consequências sobre a deslocação e a aglomeração de jovens e famílias”. Entretanto, o Comité Organizador Local fez saber que que acolhe esta decisão “com naturalidade e confiança, partilhando com o Santo Padre o apelo a que, no atual contexto e nos próximos tempos, o foco da atenção de todos esteja no cuidado dos mais vulneráveis, das famílias e de todos os que, pelos mais diversos motivos, sofrem com os efeitos da pandemia causada pela Covid-19”.


Foto: LUSA

Entretanto, espera-se que já no próximo mês, e de forma gradual, as celebrações litúrgicas comecem novamente a acolher os fiéis. Essa possibilidade ficou mais forte após o encontro que o primeiro-ministro português teve com o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP). António Costa elogiou o “exemplo” da Igreja Católica durante o estado de emergência, apontando ao regresso gradual das celebrações religiosas em maio. Entretanto, a Agência ECCLESIA confirmou junto do secretário e porta-voz da CEP, padre Manuel Barbosa, a realização de um encontro entre membros do Conselho Permanente do organismo episcopal, esta terça-feira, após o qual deve ser dada a conhecer a posição da Igreja Católica.


Os mais novos podem agora contar também com a “Catequese em Nossa Casa”. Fernando Moita, disse à Agência ECCLESIA que as catequeses online e novos recursos da disciplina de EMRC querem ser um “contributo” às famílias e uma “reciclagem”. O diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) reconhece que os educadores “estavam enganados” quando criticavam que “a família não tinha tempo”, pois agora têm chegado feedbacks de acompanhamento das famílias, do “envolvimento das celebrações, sendo verdadeiras Igrejas domésticas”. No canal Educris no youtube, e com a duração de cerca de 20 minutos, tem emissão marcada às 18h30, de segunda-feira a sábado, correspondendo ao 3.º bloco de cada um dos catecismos da infância.


Nos média, Ecclesia vai estar às 15h00 na RTP2 e mais logo também na rádio, pelas 22h45 na Antena1.

Tenha um grande dia

Henrique Matos





Sem comentários:

Enviar um comentário