Páginas

domingo, 12 de abril de 2020

Vai ficar tudo bem: a certeza da Páscoa


Aleluia! Páscoa Feliz!
Esta Semana, Santa, foi muito preenchida a ouvir o cardeal Tolentino Mendonça, num trabalho que fomos apresentando na Agência ECCLESIA em cada dia. Uma forma muito saudável, diria, para viver os acontecimentos pascais nas circunstâncias de isolamento social e que vale a pena, sem dúvida, revisitar, também porque ajudam compreender o tempo que a História nos deu para viver, feito de incerteza e silêncio diante do amanhã. Este domingo, e para terminar, D. José Tolentino Mendonça vai falar da esperança...!


Esta noite, a grande noite da Vigília Pascal,  muitas mensagens referiam a certeza da ressurreição como a garantia de que “vai ficar tudo bem”. A expressão repete-se nestes dias e a convicção de fé ainda há mais tempo, há dois mil anos. Mas o desejo destes dias não terá, por certo, o contexto da afirmação crente: a cruz, o calvário, a dor como caminho para a vida.

Se cruz/salvação sempre foi o paradoxo do cristianismo, compreendido e vivido de forma radical por Jesus Cristo, o desejo destes dias parece esquecer o que não vai ficar bem e o que já não está bem. Porque as famílias que estão isoladas, sós, já o experimentam; quem está internado, ventilado, nos cuidados intensivos, não está bem; médicos, enfermeiros e um sem número de heróis da linha da frente, cuidadores de outros e servidores de todos, repetem e experimentam que não está tudo bem nem vai ficar tudo bem. Mas como dizia também o cardeal Tolentino, há que rejeitar discursos apocalíticos e catastrofistas e assumir a necessidade de transformar, ou seja de carregar a cruz. Afinal, a lógica da Páscoa é a lógica que todos precisamos, como repetiram mensagens e homilias desta Noite de Aleluia.

Para este Domingo de Páscoa, fazemos uma proposta: a partir das 15h00, Rao Kyao vai apresentar nas redes sociais da Agência Ecclesia o recital “Sopro de Vida Cânticos Pascais”. Esteja atento e partilhe! 
Votos de Páscoa Feliz, em família!
Paulo Rocha


Sem comentários:

Enviar um comentário