Páginas

quinta-feira, 2 de abril de 2020

«Estado de emergência prolongado» e caminhamos rumo à Páscoa


Bom dia e paz e bem!!
A audiência-geral semanal à porta fechada ainda parece estranha, nem imagino o quanto mais deve estar a sentir o Papa que se prolonga nos contactos e afetos na Praça de São Pedro.
Esta quarta-feira, Francisco, na saudação aos ouvintes e espetadores de língua portuguesa, convidou as comunidades católicas a “viver com toda a Igreja, em pensamento e de coração, a próxima Semana Santa, que coloca diante dos olhos a Cruz onde Jesus assumiu e suportou toda a tragédia da humanidade”.
“Não podemos esquecer as tragédias dos nossos dias, porque a Paixão do Senhor continua no sofrimento dos homens. Que os vossos corações encontrem, na Cruz de Cristo, apoio e conforto no meio das tribulações da vida; abraçando a Cruz como Ele, com humildade, confiança e abandono filial à vontade de Deus, tereis parte na glória da Ressurreição”, disse o Papa Francisco na Biblioteca do Palácio Apostólico.

O Estado de emergência por cauda da pandemia provocada pelo coronavírus Covid-19 foi prolongado e nós, todos juntos, em casa e com o apoio dos que não podem ficar resguardados, caminhamos juntos rumo à ressurreição.
No site da Agência ECCLESIA já começam a ser publicada as mensagens para a Páscoa dos bispos portugueses – Vila Real; Viana do Castelo – e há vários dias que pode ler as recomendações para as celebrações da Semana Santa e Páscoa. As badaladas dos sinos este ano ainda vão ter mais encanto.
Destaco a sugestão do bispo do Funchal, D. Nuno Brás, que está a ser feito por outros bispos e sacerdotes, já a partir do dia 5 de abril, Domingo de Ramos: “Que à porta de cada casa esteja uma cruz, e que, no Domingo de Páscoa, a ornamentem com flores (se não for possível de outro modo, com flores de papel feitas pelas crianças)”.

Esta quarta-feira, o Papa Francisco recordou o trabalho dos meios de comunicação social, durante a atual pandemia de Covid-19.
“Hoje gostaria que rezássemos por todos aqueles que trabalham nos media, que trabalham para comunicar, neste momento, para que as pessoas não se sintam tão isoladas; pela educação das crianças, pela informação, para ajudar a suportar este tempo de confinamento”

O Domingo de Ramos é também o dia da Jornada Mundial da Juventude vivida anualmente nas dioceses, até à edição internacional da JMJ, e já sabe que a próxima é Lisboa 2022. A Jornada Diocesana da Juventude 2020 é o tema da conversa com Rui Teixeira, jovem português membro da Conferência Internacional Católica do Escutismo para a Região Europa-Mediterrâneo, no programa Ecclesia, a partir das 15h00, na RTP 2.
Continuamos a caminhar na última semana da Quaresma através do sentido da audição, com Sandra Chaves Costa, do Gabinete de Escuta, às 22h45, na Antena 1 da radio pública.
Cumprimentos, e fique “on” desse lado com a Agência ECCLESIA,
Carlos Borges



Sem comentários:

Enviar um comentário