Entrevista com o Secretário Geral da Conferência Episcopal Argentina, Dom Carlos Malfa
![]() |
| Mons. Carlos Humberto Malfa En La Sala Del Vicariato De Roma. (Foto ZENIT) |
O secretário-geral da Conferência Episcopal Argentina, Dom Carlos
Humberto Malfa, considerou bem acertada a ideia de que o cardeal
argentino Eduardo Pironio, tinha um estilo semelhante ao do Papa
Francisco.
Nesta última sexta-feira, ao final da cerimónia de encerramento da
causa diocesana de canonização do cardeal Pironio, o prelado conversou
com ZENIT, na sede do Vicariato de Roma, diocese na qual o Servo de Deus
morreu em 1998.
***
ZENIT: Você acha que o Cardeal Pironio era muito da linha do Papa Francisco?
– Mons Malfa: É uma leitura muito boa. Com certeza. Em primeiro lugar
o cardeal Pironio e o então sacerdote Bergoglio eram bons irmãos
queridos, até mesmo houve entre eles um vínculo particular do cardeal
Quarrancino, do qual o actual Papa foi o primeiro auxiliar, em seguida
coadjutor e depois sucessor. Neste caminho nós temos que continuar. É um
chamado muito grande à fidelidade evangélica e nisso temos que
deixar-nos conduzir pelo Espírito. E precisamente o Espírito é o que nos
enviou ao Papa Francisco. É necessário entrar nesse carro.
ZENIT: O que você pode dizer-nos da conclusão do processo diocesano do Cardeal Pironio?
– Mons Malfa: Temos que agradecer profundamente a Deus neste ano da
Misericórdia ter podido viver este momento tão particular no caminho do
cardeal Pironio que confiamos que o leve aos altares.
ZENIT: Aqui vemos 7 caixas de documentação para o processo, mas no total, existem nada menos do que 17…
– Mons. Malfa: Vejo nessas casas muita vida, muita entrega a Deus,
aos irmãos, aos pobres, aos leigos e às religiosas em uma vida tão rica e
tão intensa, evangélica e eclesial como foi a do cardeal Pironio.
Agradecemos muito a Deus esta graça e esta alegria.
ZENIT: Qual foi a característica deste Servo de Deus?
– Mons. Malfa: O cardeal Pironio era profundamente humano e todo de
Deus. Quem o encontrava não ia embora sem sentir-se querido e levando
consigo algo de Deus.
in

Sem comentários:
Enviar um comentário