Páginas

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

CCB, 27 setembro 2015, 17h - OSP dirigida por Joana Carneiro interpreta Sinfonia n.º 7 de Mahler


imagem
O concerto no CCB pode atingir lotação esgotada.
Compre o seu bilhete com antecedência.


 
imagem
A Temporada Sinfónica 2015—16 do Teatro Nacional de São Carlos inicia-se este Domingo, 27 de setembro, às 17h, no Centro Cultural de Belém. A Orquestra Sinfónica Portuguesa interpreta a 7.ª Sinfonia de Gustav Mahler. Joana Carneiro dirige o concerto.

A 7.ª Sinfonia de Mahler forma um tríptico com as 5.ª e a 6.ª sinfonias, sendo a mais arrojada na linguagem e na construção. Mahler vai mais longe que nunca nas ousadias, sem deixar de olhar para o passado, entre a ironia e a celebração.

A noite serve-lhe de pano de fundo. Essa inspiração noturna, tão cara aos românticos, surge como prenúncio do expressionismo: composta entre 1904 e 1905, esta sinfonia foi a que mais marcou Schönberg e a 2.ª escola de Viena, sendo a que melhor define Mahler como um dos modernistas fundadores do século XX.

A 7.ª Sinfonia teve estreia absoluta em Praga a 19 de setembro de 1908, sob a direção do compositor. Preparada com 24 ensaios essa audição só obteve um êxito relativo. Em nenhuma outra obra Mahler terá tocado campos tão extremos, desconcertantes tanto para conservadores como para progressistas. Por isso, levou mais tempo que as restantes sinfonias a ganhar o seu lugar no reportório.


A Orquestra Sinfónica Portuguesa inicia a Temporada Sinfónica no Centro Cultural de Belém, casa onde se apresentará preferencialmente nos próximos meses para interpretar repertório sinfónico, dirigida pela sua maestrina titular.
imagem
imagem
CORO DO TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS
CONCERTO NAS RUÍNAS DO CARMO

O Coro do Teatro Nacional de São Carlos e
a Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana interpretam obras de Strauss, de Tchaikovski,
de Frederico de Freitas, de Bizet, de Verdi e de Borodin nas ruínas do Convento do Carmo, no dia 1 de outubro, a partir das 21:30.

LIVRO
DE MATRIX — A BELA ADORMECIDA

Está disponível para compra também na bilheteira do TNSC o livro editado na sequência da realização da exposição
De Matrix — A Bela Adormecida, em Lisboa, no MUDE Museu do Design e da Moda, Coleção Francisco Capelo, de dezembro de 2014 a maio de 2015, onde foi apresentado um conjunto de cerca de 250 peças de António Lagarto, criadas ao longo de 30 anos de carreira.
imagem

JORNADAS MAESTRO MANUEL IVO CRUZ
Realizam-se nos dias 1 e 2 de outubro, na Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) e no Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), respetivamente, as “Jornadas Maestro Manuel Ivo Cruz: duas gerações, a mesma paixão pela Música”. Fruto de uma parceria entre a Biblioteca do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, a Biblioteca Nacional de Portugal e o Teatro Nacional de São Carlos, a iniciativa tem por objetivo a divulgação e a promoção dos espólios de duas figuras de relevo no mundo da direção musical: o Maestro Ivo Cruz e o seu filho Maestro Manuel Ivo Cruz. A 1 de outubro, na BNP, terão lugar comunicações sobre ambas as figuras, as respetivas carreiras e os espólios; e, no dia 2, pelas 18h, será inaugurada no Foyer do TNSC uma exposição documental proveniente destes espólios, seguindo-se um recital com obras de Ivo Cruz, interpretado por Ricardo Lopes (oboé) e Sofia Lourenço (piano) e por João Paulo Santos (piano) e Sónia Alcobaça (soprano). A exposição estará patente ao público até dia 15 de outubro.
imagem

A IGAC E O TNSC NAS JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2015
No âmbito das Jornadas Europeias do Património, iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve aproximadamente 40 países e que visa sensibilizar os cidadãos para a importância da proteção do Património, a Inspeção-Geral das Atividades Culturais promove a realização da palestra sobre O Património Cultural versus Segurança nas casas de espetáculos, em parceria com o OPART - Organismo de Produção Artística, E.P.E.
A apresentação versa sobre a segurança nos recintos de espetáculos e será ministrada pela Arq.ª Joana Costa e pela Eng.ª Salette Mendes, da Direção de Serviços de Inspeção e Fiscalização da IGAC, após o que os participantes poderão visitar os bastidores do Teatro Nacional de São Carlos. A iniciativa integra-se no tema das Jornadas — Património Industrial e Técnico — e decorre a 25 de setembro, a partir das 11:00, no Foyer do Teatro Nacional de São Carlos.
imagem

Sem comentários:

Enviar um comentário