Páginas

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Primeiro curso sobre a Evangelii Gaudium para as Américas acontece online e por iniciativa do CELAM

O curso acontece em Novembro e é voltado para líderes sociais, políticos, pastorais e público em geral


Roma, 06 de Outubro de 2014 (Zenit.org)


Começará em Novembro o primeiro curso para as Américas sobre a Evangelii Gaudium, voltado para lideranças sociais, políticas e pastorais e para o público em geral, interessado em descobrir as novas directrizes de transformação social apontadas no documento do papa Francisco. É uma iniciativa conjunta do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) e do Centro Latino-Americano de Evangelização Social (CLAdeES) para toda a América. O curso, em espanhol e em formato online, conta com uma apresentação em vídeo no seguinte link: http://youtu.be/oVLHNPuT4Ms

Oportunidade histórica do curso
A Igreja se encontra num momento histórico de máximo desafio. Através do papa Francisco, ela recupera a sua imagem popular e próxima, tornando-se mais atraente e mais aberta ao diálogo; uma Igreja que quer ficar atenta aos sinais dos tempos e comprometida com as necessidades do mundo. Mas o que há por trás dessas mudanças que vêm à tona e que mexem nas estruturas de dentro e de fora da Igreja?

“Sonho com uma opção missionária capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se tornem um canal adequado para a evangelização do mundo atual, mais do que apenas para a auto-preservação” (Evangelii Gaudium, 27), afirma o papa Francisco, assombrando-nos pela simplicidade e pela clareza da sua mensagem.
Alguns desafios colocados pelo papa são: como chegar a todos, sem excepções nem exclusões? Isto é possível? O que significa concentrar-se no essencial, no mais belo, no maior, no mais atractivo e ao mesmo tempo no mais necessário?

Algumas reflexões essenciais
“O papa nos convida a sair da nossa ‘auto-referencialidade’”, destaca Pablo Blanco Gonzalez, diretor do curso. “Comprometer-se: esse é o desafio que Francisco nos faz. Mudar a nossa atitude diante da realidade”.

Trata-se de “um documento essencial, vital e transformador”, segundo Susana Nuin Nuñez, secretária executiva do Departamento de Comunicação do CELAM. “É essencial porque nos convida a seguir o Evangelho com a centralidade que ele tem na vida de cada um e da Igreja inteira; vital porque anima e revitaliza a nossa vida e a de toda a Igreja e sociedade; e é transformador porque é uma força avassaladora, capaz de mudar a realidade a partir do mais profundo e oferecer novas perspectivas e nova luz sobre a realidade”, enfatiza.

Dados do curso
O curso acontecerá nos sábados 8, 15 e 22 de Novembro e 6 e 13 de Dezembro. As cinco sessões começarão às 10h da manhã, pelo horário de Bogotá, e se encerrarão ao meio-dia (em Brasília são duas horas a mais).

O investimento é de U$S 40,00 e há desconto de 50% para grupos a partir de 10 inscritos. “Queremos que seja acessível para todos”, destaca Enrique Soros, vice-coordenador do curso para os Estados Unidos.

Sobre o CLAdeES
O CLAdeES, Centro Latino-Americano de Evangelização Social, “é uma experiência de comunhão de membros de diversos movimentos e instituições da Igreja católica. Sua tarefa é hoje uma referência para toda a comunidade ibero-americana”, afirma seu director, Gustavo Vivona.

Fiel à sua origem, o CLAdeES pretende “ser um espaço aberto para todos os movimentos e instituições eclesiais e para todos os homens de boa vontade preocupados com a construção de um mundo mais justo, onde as relações humanas sejam realmente fraternas e solidárias”, explica Cecilia Di Lascio, membro do Conselho Executivo.

Sua razão de existir pode ser resumida no desejo de contribuir de fato com o processo de evangelização e transformação das diversas realidades sociais da América Latina, “promovendo âmbitos de formação integral para as pessoas e para as suas comunidades, através da participação, do estudo, da pesquisa, da aplicação e da difusão dos valores e princípios da Doutrina Social da Igreja”, sublinha Marta Salto, responsável pela sede da cidade de Córdoba, na Argentina.

O conselho directivo “é integrado por membros do Movimento Apostólico de Schoenstatt, do Movimento da Palavra de Deus e do Movimento dos Focolares (Obra de Maria), entre outros”, complementam Patricia Piñeyro e Maria Antonieta Teodosio, responsáveis pela sede argentina de La Plata.

Para receber informações sobre o curso (em espanhol) e inscrever-se nas aulas online, pode-se enviar um email para: secretariacladees@live.com.ar.

Sem comentários:

Enviar um comentário