Páginas

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Bolívia inaugura a imagem da Virgem maior do mundo, com 45,5 metros

En Oruro



Actualizado 3 Fevereiro 2013

Aci

No domingo inaugurou-se em Oruro (Bolívia), a imagem maior do mundo dedicada à Virgem Maria, concretamente à invocação da Virgem da Candelária que localmente se conhece como Virgem do Socavón, e que tem uma altura de 45,5 metros; 7 metros mais que o Cristo do Corcovado no Brasil.

"Este monumento de fé tem uma estrutura anti-sísmica cuja solidez se sustenta na fé inquebrantável e a força dos orureños", disse a alcaide da cidade, Rossío Pimentel, ao entregar a obra num acto a que assistiu o Presidente da Bolívia, Evo Morales.

Milhares de católicos compareceram à inauguração da imagem, que está colocada sobre uma das colinas de Oruro que está 3.740 metros sobre o nível do mar e a uns 230 quilómetros a sul de La Paz.

"Mais que uma obra de engenharia e arte, este monumento é um acto de fé, que reforça as nossas tradições", disse à imprensa Rolando Rocha, coordenador do grupo de escultores que executou o projecto cujo custo foi de 1,2 milhões de dólares.

A Virgem do Socavón de Oruro, é patrona dos mineiros e Rainha do Folclore da Bolívia, cuja imagem está no Santuário Diocesano de Nossa Senhora do Socavón.

Com a inauguração da gigantesca imagem iniciou-se o carnaval de Oruro, declarado pela UNESCO como património da humanidade. É o único que tem como motivo o baile em honra à Virgem Maria.

A imagem pesa no total 1.500 toneladas, está feita de ferro-cimento, betão e fibra de vidro.

Durante esta tarde, como todos os anos, o povo de Oruro participa na procissão dos Cirios até ao Santuário do Socavón, pelas ruas da cidade.

Mons. Cristóbal Bialasik, Bispo de Oruro, enviou uma carta aos vizinhos das ruas por onde decorrerá a peregrinação, convidando-os a preparar altares, escutar a emissora diocesana e adornar as suas fachadas com a Virgem do Socavón.

Na manhã de sábado 2 de Fevereiro, dia da Virgem da Candelária, realizar-se-á o Festival de Bandas; no qual se dedicará um qochu (oração) à Mãe de Deus saudando a sua entrada numa das réplicas que visitarão as paróquias.

Às 6:00 p.m. Mons. Bialasik presidirá a uma Eucaristia junto às comunidades religiosas e clero local, ao comemorar-se a Jornada Mundial da Vida Consagrada.

No domingo 3 de Fevereiro, às 6:30 a.m., o Bispo e os seus sacerdotes, com os religiosos e laicos acompanharam os directores da Associação de Conjuntos do Folclore de Oruro (ACFO) e autoridades no início do chamado "Último Convite".

Os bailarinos que compõe os 48 conjuntos afiliados na ACFO farão o último percurso através da tradicional rota rumo ao Santuário para pedir permissão à Virgem e prometer bailar para ela durante três anos.


in

Sem comentários:

Enviar um comentário