Páginas

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

«Vamos sonhar juntos?»

Olá, bom dia para si que a cada manhã procura saber o que de mais relevante marcou a atualidade da Igreja católica nas últimas horas.

A Agência Ecclesia esteve a conversar com a nova diretora do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa (UCP) que afirmou o quanto a pandemia está a apontar a necessidade de uma ética da “vulnerabilidade” e atenção aos mais frágeis.

“A pandemia trouxe ao de cima vários aspetos ligados à vulnerabilidade, não só de quem tem a doença, mas as vulnerabilidades sociais e até económicas que têm sido mais do que mediatizadas”, referiu Sandra Martins Pereira.

A responsável referiu a “vulnerabilidade dos enlutados”, mas também de quem cuida de familiares no seu domicílio.

Vale a pena ler a conversa que analisa a realidade mas traça também objetivos para o que pode ser o contributo da Academia no contexto social.

No rescaldo dos dias 23, fomos em busca das diferentes iniciativas que as dioceses, a partir dos Comités Organizadores, realizaram para avançar na preparação rumo à Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, e do que tem sido o esforço da Rede Mundial de Oração pela Papa para que uma “comunidade orante” reze e acompanhe assim a JMJ Lisboa 2023.

Abrimos ainda algumas páginas de um livro: «Vamos sonhar juntos», que junta o Papa Francisco e o jornalista Austen Ivereigh, seu biógrafo. Aqui o Papa indica que a pandemia representa a “hora da verdade” para que a humanidade promova mudanças de fundo contra a injustiça e a desigualdade.

“A crise da Covid-19 parece única porque atinge a maior parte da humanidade. Mas é especial apenas pela sua visibilidade: existem mil outras crises igualmente terríveis, mas dado que para alguns de nós parecem distantes, comportamo-nos como se não tivéssemos nada a ver com isso”, refere Francisco, numa das passagens da obra, divulgadas pelo Vaticano e pela imprensa.

O Papa aborda questões como as guerras, tráfico de armas, migrações e refugiados, pobreza e fome ou as alterações climáticas.

Mas já sabe que há muito mais para ler, ver e ouvir no portal de informação da Agência Ecclesia! Encontramo-nos lá?

Tenha um excelente dia!

Lígia Silveira

 


www.agencia.ecclesia.pt

      

 






Sem comentários:

Enviar um comentário