Páginas

domingo, 29 de novembro de 2020

Primeiro Domingo do Advento, um tempo novo

Bom dia e paz e bem!

Neste primeiro dia da nova semana começamos também um tempo litúrgico novo com o primeiro Domingo do Advento e um novo evangelista, São Marcos.

O padre Mário de Sousa, professor de Novo Testamento, apresentou à Agência ECCLESIA São Marcos como aquele que convida a aprofundar a relação que cada pessoa tem com Jesus.

“Marcos não narra nada da infância de Jesus, a sua obra não foi escrita para satisfazer a nossa curiosidade, ele vai ao essencial. Marcos diz-nos logo ao que vem. O início da sua obra aponta Jesus como o Cristo, filho de Deus. O essencial é a identidade de Jesus e a relação com ele”

Na conversa que pode ser acompanhada no programa Ecclesia, este domingo, às 06h00, na Antena 1 da rádio pública, o sacerdote da Diocese do Algarve indica São Marcos como o evangelista das “periferias”:

“Quando Jesus se aproxima dos desvalidos e desconsiderados, os que estavam à margem da sociedade há uma grande reação, porque uma grande incapacidade de aceitar a Boa Nova, que indica que, em Jesus, Deus se fez próximo de todos, e de uma forma particular, dos que estavam à margem da vida social e até da vida religiosa. Isto não é do Papa Francisco, ele é que é tremendamente cristão e por isso convida-nos à purificação do discipulado”

No Vaticano, o Papa Francisco presidiu ao sétimo consistório do seu pontificado para a criação de 13 cardeais.

Uma celebração limitada pelo impacto da pandemia Covid-19 no número de pessoas na basílica e dois dos novos cardeais não participaram em Roma: D. Cornelius Sim (Brunei) e D. José F. Advincula (Filipinas).

“Também nós, Papa e Cardeais, devemos espelhar-nos sempre nesta Palavra de verdade. É uma espada afiada: corta, é dolorosa, mas ao mesmo tempo cura-nos, liberta-nos, converte-nos. A conversão é precisamente isto: sair de fora do caminho, ir para o caminho de Deus”, disse na homilia onde centrou-se na passagem do Evangelho de São Marcos (10, 32-45) em que Jesus Cristo questiona os seus discípulos sobre pretensões de poder, afirmando que devem ser “servos de todos”.

No final da celebração, o Papa Francisco e os 11 novos cardeais foram visitar o Papa emérito Bento XVI, na capela do Mosteiro ‘Mater Ecclesiae’.

Dizem que “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Pois vale!

O programa Ecclesia na rádio Antena 1 depois vai ficar disponível neste link, onde pode ouvir todas as emissões dominicais e semanais.

Há uma semana, no Vaticano, jovens portugueses receberam a cruz e o ícone mariano símbolos da Jornada Mundial da Juventude. Hoje, o programa 70x7 recorda alguns desses momentos e foi descobrir símbolos pessoais de quem já participou numa edição internacional da JMJ, às 17h30 na RTP 2.

Votos de um bom domingo e uma boa caminhada de Advento (encontra diversas propostas na Agência ECCLESIA).
Cumprimentos,
Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      

 


Sem comentários:

Enviar um comentário