Páginas

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Readaptação

Num tempo em que todos nos estamos a adaptar às novas restrições, também as comunidades paroquiais e as normais atividades na dinâmica pastoral estão a procurar soluções para combater a pandemia mas manter o contacto que tantos sentiram a falta, nos meses de confinamento.

A Ecclesia foi ouvir três sacerdotes, de diferentes pontos do país, afetados pelas novas regras de combate à pandemia da Covid-19.

Readaptação é a palavra de ordem na vontade de manter os encontros e as dinâmicas comunitárias que são essenciais ao bem estar físico mas também psicológico das comunidades.

Os bispos diocesanos vão reagindo e pedindo às suas comunidades reorganização mas proximidade com as populações: foi o caso do bispo de Viseu que pediu o acolhimento das regras da Direção Geral de Saúde nas comunidades diocesanas ou de Braga que cancelou as atividades pastorais ao domingo.

Aproximamo-nos do Dia Mundial dos Pobres, que a Igreja assinala no próximo domingo.

“Fala-se de pobreza, esse substantivo abstrato, mas nós falamos de pobres, atender pobres nas suas casas, chamando os nomes e conhecendo a história de vida, numa relação tu a tu, conhecer as famílias carenciadas, com problemas de desemprego, drogas, doenças e visitá-las”, refere a irmã Fátima Magalhães, da Companhia de Santa Teresa Jesus.

A coordenadora do Movimento Teresiano de Apostolado gere oito projetos sociais em Elvas, aponta que o pobre tem de ser visto como irmão, “não é um coitadinho, mas alguém que está na beira da nossa estrada”.

A Agência Ecclesia deu ainda conta da publicação do relatório relativo ao processo que envolveu o antigo cardeal McCarrick, arcebispo emérito de Washington, acusado de abusos sexuais, admitindo erros na gestão do caso.

O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, fala num trabalho de dois anos que exigiu o “exame cuidadoso de toda a documentação relevante dos arquivos da Santa Sé, da Nunciatura em Washington e das dioceses dos Estados Unidos envolvidas” neste caso.

Mas há mais para ver, ler e ouvir no portal de informação da Agência Ecclesia. Encontramo-nos lá?

Tenha um excelente dia!

Lígia Silveira

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

       


Sem comentários:

Enviar um comentário