Páginas

sábado, 14 de novembro de 2020

Bispos pedem comportamentos responsáveis


Foto: João Lopes Cardoso/Diocese do Porto

É o sentido da nota da Conferência Episcopal Portuguesa, que foi ontem divulgada. Face ao agravamento da pandemia e às alterações provocadas pelo estado de emergência, os bispos apelam a um comportamento responsável que “deve ser vivido após as celebrações litúrgicas mais festivas (Batizados, Comunhões, Crismas e Casamentos), evitando sempre as concentrações fora das igrejas e nas próprias casas” diz o texto.Perante a impossibilidade de deslocação, os bispos apresentam alternativas como “participar na Eucaristia no sábado ou noutro dia da semana; realizar com amor os serviços da convivência familiar, sem descurar o conveniente repouso do corpo e do espírito; dedicar um tempo razoável à oração pessoal e, se possível, em família” entre outros.

A organização da JMJ Lisboa 2023, e as dioceses portuguesas convidaram os jovens a participar num “grande movimento nacional” que pretende levar “esperança e alegria a todo o país”, nos dias 28 e 29 de novembro. “Desafiamos cada jovem a fazer missão onde quer que esteja, dando assim expressão ao tema proposto pelo Papa Francisco para a JMJ Lisboa 2023: ‘Maria levantou e partiu apressadamente’ Lc 1, 39)”,pode ler-se na nota divulgada online.
Telefonar “a alguém que está sozinho”, marcar uma conversa digital com um familiar mais distante, ajudar uma família em dificuldades, colaborar com uma instituição de solidariedade local ou realizar uma tarefa na sua paróquia... são apenas alguns dos gestos sugeridos.

Hoje, pelas 11h00, na Basílica da Santíssima Trindade do Santuário de Fátima, a Conferência Episcopal Portuguesa vai celebrar uma Eucaristia de sufrágio pelas vítimas da pandemia em Portugal. Esta Eucaristia tinha sido proposta pela nota do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa “Avivar a chama da esperança”. O ato litúrgico conta com as presenças do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do primeiro-ministro de Portugal, António Costa. 
Esta tarde, pelas 14h30, está prevista a realização de uma conferência de imprensa conclusiva dos trabalhos da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa.

Tenha um grande dia

Henrique Matos

 


www.agencia.ecclesia.pt

      


Sem comentários:

Enviar um comentário