Páginas

sábado, 20 de junho de 2015

São Gregório João Barbarigo

São Gregório fez bom uso de seus dons em favor da propagação do Evangelho e do Reino de Deus

Horizonte, 18 de Junho de 2015 (ZENIT.org) Fabiano Farias de Medeiros

Gregório João Barbarigo nasceu no dia 16 de setembro de 1625 na cidade de Veneza na Itália. Filho de uma rica família italiana, logo cedo perdeu a mãe, Chiara Lion, vitimada pela peste, sendo educado pelo pai, Giovanni Francesco, nos valores cristãos e nas questões diplomáticas. Seu pai investiu muito em sua educação, sendo orientado nas ciências naturais e de guerra e concluindo um curso de diplomacia.

Ao completar dezoito anos foi nomeado secretário do embaixador de Veneza. No ano de 1648, acompanhou o embaixador Alvise Contarini à Alemanha onde se sucederia as negociações do Tratado de Vestefália para por fim à guerra. Durante sua estada conheceu o arcebispo Fábio Chigi, futuro papa Alexandre VII que o incentivou a buscar o sacerdócio. Retornou para Veneza e deu continuidade aos seus estudos na Universidade de Pádua e conquistando o doutorado em direito civil e canónico no ano de 1655. Ordenou-se sacerdote em 21 de dezembro de 1655.

Em 1656, Fábio Chigi havia sido sagrado Papa e o nomeou Cónego de Pádua e posteriormente prelado da Casa Pontifícia. Como conselheiro do Papa passou cerca de dois anos. Em 1660 foi sagrado Cardeal participando de 4 conclaves. Em 1664 foi bispo de Bérgamo e bispo de Pádua em 1697. O Papa o colocou a frente dos trabalhos de acolhimento aos afetados pela praga que surgiu em Roma e Gregório visitava, cuidava das famílias dos doentes e por vezes enterrou os que não resistiam.

Em Pádua, desenvolveu consistente serviço de evangelização, educação na fé na doutrina, bem como vigoroso apoio à imprensa católica viabilizando o aumento de impressões de livros. Fundou escolas, seminários e casas de acolhimento aos mais necessitados e constituiu a Congregação dos Oblatos dos Santos Prosdócimo e António. Seu conhecimento e postura diplomática foram determinantes para apaziguar diversas questões em sua época.

Faleceu em Pádua no dia 18 de junho de 1697. Foi beatificado pelo Papa Clemente XIV no dia 6 de Junho de 1771 e canonizado pelo Papa João XXIII, em 1960.




Sem comentários:

Enviar um comentário