Páginas

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

São Vunibaldo

A dedicação e espiritualidade de São Vunibaldo contribuíram para a renovação da fé de seu povo.


Horizonte, 18 de Dezembro de 2014 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


Vunibaldo nasceu por volta do ano 701 em Wessex na Grã-Bretanha e era filho de Ricardo, rei dos saxões do Oeste e sua esposa Wunna. Tinha por irmãos Vilibaldo e Valburga, ambos alcançaram também as honras dos altares. Desde cedo receberam vigorosa educação cristã sendo Vunibaldo o mais contemplativo e recatado dos irmãos.

A hagiografia não nos oferta muitos dados de sua juventude, mas sabe-se que após a morte de sua mãe, foi com os irmãos e o pai morar no mosteiro beneditino de Walthan e no ano 721 empreendeu uma peregrinação para a Terra Santa acompanhado de seu pai Ricardo e seu irmão Vilibaldo. Passando por Roma, seu pai faleceu na cidade de Luca. Vilibaldo deu continuidade à peregrinação, mas Vunibaldo permaneceu em Roma para estudar. Em 729 Vunibaldo retornou à Grã-Bretanha por um breve tempo e novamente dirigiu-se para Roma. No ano 738 foi chamado por seu tio o Bispo Bonifácio que o ordenou sacerdote no mesmo ano e lhe confiou o cuidado de sete igrejas, estabelecendo sua sede em Sülzenbrücken no sul ​​de Erfurt com a finalidade da evangelização dos povos germânicos.  No ano de 744 foi convocado pelo Duque Odilo da Baviera para promover a evangelização na região do rio Vils no Alto Paladino. Apesar de uma sólida e dedicada campanha de evangelização, trazia em seu coração o anseio pela vida monástica e no ano 747 foi novamente chamado por Bonifácio para ficar na Diocese de Mainz.

Seu irmão Vilibaldo nesta época era Bispo de Eichestat e o ajudou na edificação de um mosteiro em Heidenheim. Consolidava-se assim o sonho de Vunibaldo que em 752 inaugurou o Mosteiro Beneditino de Heidenheim do qual se tornou abade. Sua missão foi restaurar a fé do povo que estava muito fragmentada pelo paganismo, superstições e mundanismo. Teve por vezes sua vida ameaçada devido a sua firmeza na evangelização. Visitou ainda os mosteiros de Würzburg e Fulda.

Acometido de forte reumatismo faleceu no dia 18 de Dezembro de 761. O Bispo Gundekar II estabeleceu sua memória litúrgica no dia 18 de Dezembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário