Conclusão é de estudo da Universidade de Illinois
Roma, 29 de Julho de 2013
Quem são os mais felizes no Twitter, os ateus ou os cristãos?
A curiosa pergunta foi respondida por um estudo da Universidade de
Illinois, nos Estados Unidos, que usou como amostragem quase dois
milhões de twitt's. O resultado declara os cristãos como o grupo mais
feliz dessa rede social.
Com base em quais critérios foi determinado o grau de felicidade? Por exemplo, com o uso elevado de palavras positivas.
Para identificar cristãos e ateus, os pesquisadores estudaram os
twitt's de mais de 16 mil seguidores de relevantes personalidades cristãs
e ateias no Twitter: consideraram o conteúdo emocional (uso de palavras
negativas ou positivas), a frequência de palavras como “amigo” ou
“irmão” (vulgarmente vinculadas a processos de socialização) e o uso de
palavras como “porque” ou “eu penso/eu acho” (palavras associadas a um
modo de pensar analítico).
A pesquisa concluiu que os twitt's dos cristãos têm conteúdo mais
positivo e menos negativo que os twitt's dos ateus, além de usarem
frequentemente palavras sociais que indicam emoções positivas. Os twitt's
dos ateus costumam ser mais analíticos, mas menos felizes, afirma o
estudo.
Ryan Ritter, um dos pesquisadores, diz que “os resultados são
coerentes com outros estudos que relacionam o maior nível de
conectividade social com um bem-estar maior”. Jesse Preston, outra das
pesquisadoras, acrescenta que “as comunidades religiosas são muito
sociais. O simples fato de se pertencer a um grupo conecta as pessoas às
outras, e talvez seja esta conexão o que pode tornar as pessoas mais
felizes”.
O estudo se concentrou no Twitter porque nessa rede as pessoas
compartilham as suas experiências no mesmo momento em que elas
acontecem: “Não precisamos perguntar às pessoas como elas estão se
sentindo, porque elas mesmas já estão dizendo”, explica Preston, que é
psicóloga.
O resultado completo da pesquisa realizada por Ryan Ritter, Jesse
Preston e Iván Hernández, da Universidade de Illinois, foi publicado na Social Psychological & Personality Science, revista especializada em psicologia e ciência.
Em inglês, a pesquisa completa pode ser consultada em http://spp.sagepub.com/content/early/2013/06/18/1948550613492345.full.
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