Páginas

domingo, 29 de setembro de 2024

Um Papa de surpresas

Bom dia e um santo domingo para si,

Francisco encerra hoje a sua viagem à Bélgica, marcada por pequenas surpresas, como a que aconteceu quando decidiu tomar o pequeno-almoço com um grupo de refugiados e pessoas sem-abrigo, numa paróquia de Bruxelas.

Um gesto que dá o mote para hoje, 110.º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado. Na sua mensagem para esta celebração, o Papa escreve que Deus se identifica com os pobres e os marginalizados que fogem das suas terras.

Os dois encontros centrais do programa de Francisco no sábado levaram-no ao encontro da comunidade católica, assumindo o sofrimento provocado pelos escândalos de abusos sexuais, e à Universidade de Lovaina, onde falou da ditadura do mercado, que destrói pessoas e recursos naturais – após ser questionado sobre o papel das mulheres na Igreja.

Num mundo em guerra, o secretário de Estado do Vaticano foi à sede da ONU apelar a um cessar-fogo imediato no Médio Oriente, levando as preocupações do Papa com a possibilidade de um novo conflito mundial.

A segunda sessão da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos vai estar em destaque, com a entrevista conjunta ECCLESIA/Renascença ao presidente da CEP, D. José Ornelas, publicada às 09h30; pelas 17h40, o programa ‘70x7’ entrevista o teólogo José Eduardo Borges de Pinho, membro da equipa sinodal da Conferência Episcopal Portuguesa.

Uma nota final para o falecimento de D. Alexandre do Nascimento, arcebispo emérito de Luanda (Angola), que aos 99 anos de idade era o mais velho membro do Colégio Cardinalício. A sua figura foi recordada por responsáveis católicos e políticos, em Angola e em Portugal.

Despeço-me com votos de boas notícias, sempre,

Octávio Carmo

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário