Páginas

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Papa quer que as religiões favoreçam “visões pacíficas”.


Foto: Lusa/EPA

“Muitas vezes no passado, as religiões foram usadas para alimentar conflitos e guerras. Um perigo que ainda hoje existe”, advertiu. Temos de manter as religiões afastadas da tentação de se tornarem um instrumento que alimenta o nacionalismo, a etnicidade e o populismo. As guerras estão a intensificar-se. Ai daqueles que tentam arrastar Deus para as guerras”. Francisco associou-se ao encontro inter-religioso promovido pela comunidade católica de Santo Egídio, decorreu em Paris, dando continuidade a uma tradição iniciada com a cerimónia inter-religiosa promovida por João Paulo II em Assis, em 1986.

Foto: Agência ECCLESIA/OC

‘Tende coragem: eu venci o mundo!’. É este o tema escolhido pelo Papa para a XLI Jornada Mundial da Juventude e que será comum aos anos 2026 e Seul 2027. Ontem, no Vaticano, foi anunciado que os jovens de Lisboa vão entregar a uma delegação de Seul a Cruz e o Ícone da JMJ, numa celebração marcada para 24 de novembro, na Basílica de São Pedro. “Trata-se de uma passagem de testemunho evocativa que marcará o início da preparação espiritual da Igreja coreana para a Jornada Mundial da Juventude. Entretanto, o caminho até à Coreia do Sul inclui a XL Jornada Mundial da Juventude (2025), que vai ter como tema ‘Vós também dareis testemunho, porque estais comigo’ (Jo 15,27).

Esta tarde, em Braga, é apresentado o livro ‘25 de Abril: permanências, ruturas e recomposições’, editado pela Agência ECCLESIA e coordenado pelo Centro de Estudos de História Religiosa da (CEHR) da UCP. Será pelas 18h00 em sessão a realizar no Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa (Auditório Isidro Alves) e conta com as intervenções de Fátima Moura Ferreira (Universidade do Minho) e Luís Leal (Centro de Estudos de História Religiosa – UCP-CEHR). ‘25 de Abril: permanências, ruturas e recomposições’ é um livro que foi publicado no âmbito das comemorações dos 50 anos da democracia em Portugal, com coordenação científica do Centro de Estudos de História Religiosa e edição da Agência ECCLESIA.

Ao Algarve, chega hoje, a iniciativa internacional «40 Dias Pela Vida». Será na cidade de Portimão e decorre até ao dia 3 de novembro. “Após vários anos de sucesso em Lisboa e em diversas nações ao redor do mundo, a campanha procura agora voluntários comprometidos para unir forças em defesa da vida”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA. A campanha visa reunir grupos de pessoas para rezar durante “40 dias consecutivos à porta ou na capela de hospitais e clínicas onde se realizam abortos”.

Lembramos que é já nesta quinta-feira que se iniciam em Fátima, as Jornadas Nacionais de Comunicação Social. Desta vez centradas no tema: “Jornalismo e Inteligência Artificial”. Decorrem nos dias 26 e 27 de setembro e incluem trabalhos práticos propostos por formadores do Cenjor. Passe pela página da internet ecclesia.pt/jornadas2024 e inscreva-se. Na tarde de sexta-feira, o programa contempla uma homenagem ao Padre António Rego. É aberta a todos os que queiram participar e vai acontecer no dia 27 de setembro, entre as 15h00 e as 17h00, com um momento de diálogo entre o homenageado, Carlos Liz e José Lopes Araújo. Basta aparecer na Domus Carmeli, em Fátima (Rua Imaculado Coração de Maria, 17).

Tenha um grande dia

Henrique Matos

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário