Páginas

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Beja: Programa pastoral está centrado na esperança e atento às mutações da sociedade

A desertificação, os imigrantes e o cante alentejano são temáticas a merecer atenção, disse D. Fernando Paiva

Beja, 30 set 2024 (Ecclesia) – O bispo de Beja, D. Fernando Paiva, considera que a diocese tem vários desafios como a “imigração e a desertificação” mas vai viver “intensamente” o próximo ano pastoral ao ritmo da esperança.

“Estamos muito alinhados com este tema da esperança que nos propõe o Papa Francisco e estamos, de facto, a organizar a ação pastoral nesta dinâmica de esperança”, disse à Agência ECCLESIA o bispo de Beja.

O prelado daquela diocese do baixo alentejo apresentou, dia 28 deste mês, o calendário de atividades que vão estar associadas “às grandes datas do jubileu” e depois com dimensões “mais diocesanas”.

No próximo dia 17 de novembro, D. Fernando Paiva vai presidir, na Sé de Beja, a uma celebração que serve para comemorar o décimo aniversário da elevação do cante alentejano a Património Imaterial da Humanidade.

Na celebração vão estar “vários coros de cante alentejano que participarão ativamente” na celebração eucarística e é uma forma da Igreja se associar “a esta riqueza do património cultural do baixo alentejo”, sublinhou o bispo.

Apesar de estar na Diocese de Beja há poucos meses, D. Fernando Silva está a gostar daquele povo, mas sente que existem alguns desafios, “nomeadamente a desertificação, que é muito própria do interior do país, não apenas aqui do Alentejo, mas também de outras zonas do interior” e também o “fenómeno dos migrantes”, especialmente nas regiões de Odemira e Vila Nova de Mil Fontes.

“É um desafio e ainda que a prática religiosa não seja alta, há entusiasmo e gente muito empenhada, que quer de facto viver com a verdade o Evangelho”, salientou.

Um ano após a Jornada Mundial da Juventude que se realizou em Lisboa, D. Fernando Paiva realça que muitos jovens quando “chegam aos 17 ou 18 anos vão estudar ou vão trabalhar”, mas que ficou “impressionado” com a participação desta faixa etária no festival de diocesano das bandas católicas e da canção católica.

“Até excedeu as minhas expectativas, pois a participação, o interesse, o entusiasmo, a alegria com que foi vivido este momento é um sinal do que se vai fazendo nas comunidades, nos grupos de jovens e nos movimentos”, afirmou o bispo de Beja.

É o tema da esperança que lança da diocese “para o anúncio e para a missão”, finalizou.

LFS



Sem comentários:

Enviar um comentário