Páginas

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Papa Francisco em Timor-Leste

Bom dia!

O Papa Francisco chega a Timor-Leste quando o dia está a nascer em Portugal, já no início da tarde na terra do sol nascente... E são grandes as expectativas para a presença do Papa, 35 anos depois da passagem de João Paulo II, em 1989, quanto o território estava ocupado pela Indonésia. Francisco vai estar 45 horas em Díli, para encontros com autoridades políticas, crianças, jovens e membros da comunidade católica, até à manhã de quarta-feira. A celebração central, que vai reunir 500 mil pessoas para a Missa presidida pelo Papa, decorre esta terça-feira, em Tasi Tolu.>

(Foto Conferência Episcopal de Timorrense)

Este domingo, o programa 70x7 foi ao encontro de timorenses que residem em Portugal e comentam esta visita do Papa, a sua importância e a festa que acontece em Timor-Leste. Hoje, segunda-feira, no programa Ecclesia, na RTP2, às 15h30, o tempo é para recordar boas memórias de missão naquelas paragens onde esteve a Irmã Joana Ribeiro e frei Fernando Cabecinhas.

O Papa chega a Timor-Leste depois de visitar a Papua-Nova Guiné. Este domingo, visitou a localidade de Vanimo, no noroeste do país, onde foi recebido em festa por dezenas de milhares de pessoas, que convidou a superar todas as “divisões” entre si.

“Formaremos assim, cada vez mais, como uma grande orquestra, capaz, com as suas notas, de recompor rivalidades, de superar divisões – pessoais, familiares e tribais -; de banir do coração das pessoas o medo, a superstição e a magia; de pôr fim a comportamentos destrutivos como a violência, a infidelidade, a exploração, o uso do álcool e da droga”.

A visita prossegue esta segunda-feira, último dia de Francisco na Papua-Nova Guiné, num encontro com cerca de 20 mil jovens, no Estádio Sir John Guise, pelas 09h45 locais (00h45 em Lisboa), antes da cerimónia de despedida no aeroporto internacional e a partida para Díli.

Estes dias, a Agência ECCLESIA acompanha a viagem mais longa do atual pontificado, que começou na Indonésia (3-6 de setembro), passou pela Papua-Nova Guiné (6-9 de setembro), continua agora em Timor-Leste (9-11 de setembro) e termina em Singapura (11-13 de setembro).

A terminar, recordo as Jornadas Nacionais de Comunicação Social. Decorrem nos dias 26 e 27 de setembro, em Fátima, e, durante esta semana, teremos oportunidade de divulgar mais informações, nomeadamente sobre a homenagem ao padre António Rego, nos 60 anos de sacerdote e comunicador.

Votos de uma ótima jornada e uma boa semana!

Paulo Rocha/p>

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário