Páginas

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

O sorriso das crianças e a construção de um país jovem

Prosseguindo a mais longa viagem do pontificado de Francisco, o Papa presidiu a uma Missa na esplanada de Taci Tolu, estando com ele mais de meio milhão de pessoas. O Papa convidou a cuidar das crianças e a construir o futuro de um “país jovem”.

“Um povo que ensina os seus filhos a sorrir é um povo com futuro”, referiu, numa saudação improvisada, no final da Eucaristia, afirmando que o melhor de Timor “é o seu povo”.

“Não deixo de pensar nas pessoas, à beira da estrada, com as crianças. São tantos os filhos que têm! E o melhor que esse povo tem é o sorriso das suas crianças”, acrescentou.

Nesta deslocação, que teve início a 2 de setembro, o Papa encontrou-se com representantes das comunidades católicas em Timor-Leste, a quem convidou a um compromisso comum pela paz e contra a pobreza no país.

“O vosso país, radicado numa longa história cristã, precisa hoje de um renovado impulso na evangelização, para que chegue a todos o perfume do Evangelho: um perfume de reconciliação e de paz, depois dos sofridos anos da guerra”, disse, num discurso dirigido a membros do clero e de institutos religiosos, seminaristas e catequistas, na Catedral da Imaculada Conceição de Díli.

O arcebispo de Díli disse que a visita de Francisco representa um “passo decisivo” na construção do país, considerando como “evento histórico” a Missa que reuniu mais de meio milhão de participantes e deixou palavras de profunda gratidão pela visita, a primeira desde a independência timorense.

“A sua presença paterna nesta terra bendita é o sinal de que Deus está perto das pessoas simples, pobres, humildes e marginalizadas. A sua proximidade, o seu olhar compassivo, o seu amor e a sua atenção para esta terra quase perdida no horizonte mundial, demonstra que o Santo Padre é modelo dum líder com coração de pai”.

O Papa teve ocasião ainda de visitar um centro para crianças com deficiência, em Díli, num encontro marcado por vários gestos de proximidade com os presentes, elogiando a missão de quem cuida dos outros.

A Agência Ecclesia acompanha a visita do Papa Francisco, a viagem mais longa do pontificado, iniciada a 2 de setembro, inclui 44 horas e mais de 32 mil quilómetros de voo, entre Indonésia, Papua-Nova Guiné, Timor-Leste e Singapura, onde a 45ª visita apostólica do Papa se encerra, a 13 de setembro.

Fique ainda a saber que a arquidiocese de Évora vai receber seminaristas de Cuba.

Esta noite, na Antena 1, pouco depois da meia-noite, fique a conhecer a Casa do Cuidar na conversa com Beatriz Patrício: formada em Marketing e gestão, reorientou a sua vida e hoje é através desta associação que procura desenvolver aquela que acredita ser a missão da sua vida: afirmar que os cuidados paliativos são necessários para todos, que importa falar da morte e que devemos perguntar mais vezes «O que posso fazer por ti hoje?»

Uma boa conversa que vale a pena acompanhar na antena 1 ou no podcast «Alarga a tua tenda».

As Jornadas Nacionais da comunicação estão à porta: organize a sua agenda para participar e encontre mais informações aqui

Desejo-lhe um excelente dia e marcamos encontro em agencia.ecclesia.pt

Lígia Silveira

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário