Páginas

sábado, 6 de março de 2021

Que Deus nos faça caminhar juntos


Foto: Lusa/EPA

A expressão, proferida pelo Papa no primeiro dia da sua visita ao Iraque, sintetiza o essencial do que afirmou no Palácio Presidencial em Bagdade. Francisco referiu que o país tem direito a um futuro sem guerras, sem sofrimento, e que a tolerância e a liberdade religiosa, é essencial para a prosperidade de qualquer sociedade. “Chega de violências, extremismos, fações, intolerâncias! Dê-se espaço a todos os cidadãos que querem construir juntos este país, no diálogo, no confronto franco e sincero, construtivo” afirmou, perante autoridades políticas e representantes da sociedade civil.
Hoje, o Papa viaja até Najaf, para a visita de cortesia ao grande Aiatola Sayyid Ali Al-Husayni Al-Sistani, seguindo-se o encontro Inter-religioso na Planície de Ur. O programa deste sábado prevê ainda a celebração de uma Missa, em rito caldeu, na Catedral de São José, que em 2010 foi alvo de um ataque terrorista da Al-Qaeda.

Daqui a pouco começa o V encontro nacional de docentes e investigadores. Promovido pelo Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior, o encontro tem como orador o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. Na edição deste ano, os docentes e investigadores do Ensino Superior são convidados a refletir sobre o tema «Diálogos e valores no Ensino Superior», à luz da mais recente Encíclica do Papa Francisco, «Fratelli Tutti», que propõe “uma educação de irmãos para formar irmãos”. A participação na iniciativa, que decorre em ambiente digital, carece inscrição prévia.

Hoje, os Centros de Preparação para o Matrimónio promovem também o seu encontro/peregrinação nacional. Desta vez em ambiente digital, decorre das 15h00 às 17h15, e tem como oradores o sacerdote jesuíta Paulo Duarte e o diretor da Agência ECCLESIA, Paulo Rocha, que vão abordar o tema “Comunicação via digital em ambiente CPM, em casal e em Igreja: Oportunidades, vantagens, desafios e perigos”. Para além das conferências, o encontro tem também uma saudação a Nossa Senhora e uma Via-Sacra online. A iniciativa pode ser acompanhada através da plataforma Zoom pelo link https://us02web.zoom.us/j/85047671602 (id da reunião 850 4767 1602) e também nas redes sociais Facebook e Youtube do CPM.

Neste sábado realiza-se também aquele que é o primeiro de uma série de três encontros de oração promovidos pelo Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência. Este Serviço e as suas equipas diocesanas convidam as pessoas com deficiência e famílias para estas iniciativas que serealizam em ambiente digital. Hoje é a primeira, a partir das 18h00, e pretende ser uma caminhada quaresmal centrada no tema “Alegres na esperança, pacientes na tribulação, perseverantes na oração”. Os próximos encontros terão lugar nos dias 13 e 20 de março. Esta atividade quaresmal é transmitida através da plataforma Zoom e requer inscrição através do email spastoral.jornadas@gmail.com

E hoje a Igreja recorda Santa Rosa de Viterbo. Nascida, em 1233, no seio de uma família pobre e que lhe dificultou o acesso a vida religiosa, acabaria por entrar na Ordem Terceira de São Francisco começando a percorrer toda a cidade, com uma cruz no pescoço, levando uma vida de penitência e de caridade com os pobres e enfermos.

Na Agência Ecclesia, pode acompanhar toda a atualidade informativa na Igreja Católica, com a atenção centrada no Iraque onde prossegue a visita do Papa Francisco.

Tenha um grande dia

Henrique Matos



Sem comentários:

Enviar um comentário