Páginas

quinta-feira, 4 de março de 2021

Uma visita emblemática e cheia de significado…

Olá Bom Dia

Quando faltam cerca de 24 horas para a visita do Papa Francisco ao Iraque convém recordar que esta acontece num “contexto problemático” porque é uma região onde os cristãos “têm sido mais perseguidos”.

A 33ª viagem apostólica fora da Itália do Papa, a primeira desde o início da pandemia, acontece, entre 5 e 8 de março, a convite da República do Iraque e da Igreja Católica local, com passagens por Bagdade, Najaf, a planície de Ur – ligada à memória de Abraão -, Erbil, Mossul e Qaraqosh, na planície de Nínive.

Catarina Martins de Bettencourt, diretora do secretariado português da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) considera que a visita do Papa Francisco a este país do Médio Oriente é “uma chamada de atenção ao mundo” e mostra que “é importante a comunidade cristã permanecer neste ponto do globo”.

Por cá, a pandemia continua a fazer estragos e faz uma perseguição cerrada ao ser humano. A presidente da Cáritas Paroquial de Portimão, na Diocese do Algarve, disse à Agência ECCLESIA que o número de pedidos de ajuda “aumentou cerca de 140%” por causa da crise social e económica provocada pela Covid-19.

Todas as semanas, a instituição atende em média “30 famílias novas” e a maioria dos pedidos tem a ver com a alimentação, além de muitas famílias “com dificuldades em pagar as rendas”.

 

Nem tudo são tristezas, apesar das limitações provocadas pelo vírus começam hoje as «Conferências do Museu de Arte Sacra do Funchal» que se realizam através da plataforma Zoom e têm como tema central «Museografia: Espaços e discursos». Esta iniciativa procura criar anualmente um espaço de partilha de conhecimentos e experiências em torno de um determinado tema na área de estudo e atuação nos museus

Propostas para hoje… No entanto não esqueça de ver o programa ECCLESIA na RTP2, pelas 15h00, e ouvir na Antena 1, pelas 22h45.

Já sabe que pode acompanhar toda a atualidade religiosa, em Portugal e no mundo, no site www.agencia.ecclesia.pt/portal

Cumprimentos
Luis Filipe Santos

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário