Páginas

segunda-feira, 29 de março de 2021

Como viver a Semana Santa?

Olá bom dia!

Vivemos a Semana Santa, sem expressões públicas da paixão, morte e ressurreição de Cristo, com celebrações a observar medidas sanitárias e de segurança e sem encontros que expressam a alegria pascal. Sendo assim, como viver esta Semana Santa? O Papa Francisco explicou, este domingo: 

Entramos na Semana Santa. Pela segunda vez, vivemo-la no contexto de pandemia. No ano passado ficámos mais chocados, este ano estamos mais provados. E a crise económica tornou-se pesada.

Nesta situação histórica e social, o que faz Deus? Ele pega na cruz. Jesus pega na cruz, ou seja, assume o mal que esta realidade acarreta, o mal físico, psicológico e sobretudo espiritual, porque o maligno aproveita as crises para semear desconfiança, desespero e discórdia.

E nós, o que devemos fazer? É Virgem Maria, Mãe de Jesus que é também a Sua primeira discípula, que no-lo mostra. Ela seguiu o seu Filho. Assumiu a sua parte do sofrimento, de obscuridade, desconcerto e percorreu o caminho da paixão, com a lâmpada da fé acesa no seu coração. Com a graça de Deus, nós também podemos fazer este caminho. E, ao longo da via sacra diária, encontramos os rostos de muitos irmãos e irmãs em dificuldade: não passemos ao largo, deixemos que o coração se mova com compaixão e aproximemo-nos.

Neste momento, como o Cireneu, podemos pensar: Porquê eu? Mas descobriremos de imediato o dom que, sem o merecer, nos foi concedido.

(Papa Francisco, mensagem na oração do ângelus do dia 28 de março)

 

Um itinerário a seguir, nestes dias! Também através das notícias que encontra no portal da Agência Ecclesia e no programa que passa na RTP2, pelas 15h00, onde o padre Joaquim Ganhão, da Diocese de Santarém, se refere às celebrações de cada um destes dias da Semana Santa; mais tarde, às 22h45 na Antena 1, o cónego José Paulo Abreu recorda os dias da Semana Santa na Arquidiocese de Braga.

Desejo-lhe uma ótima jornada, no percurso que o Papa sugere para a Semana Santa!

Paulo Rocha

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário