A odisseia de quem ousou mudar de religião. Uma história verídica, contada pelo autor.
Durante o seu serviço militar, Mohammed, um jovem muçulmano iraquiano, oriundo de uma família xiita, teve como companheiro de camarata, um homem mais velho, Massoud, que por engano foi chamado ao serviço militar e aguardava que a administração reconhecesse o erro e o libertasse.
Estabelecem uma relação cordial, Mohammed logo simpatiza com aquele agricultor simpático, bom conversador, de trato elegante, que sonha com o dia em que voltará para sua casa, perto de Mossoul, onde vivem a sua esposa e as quatro filhas.
Porém, ao descobrir que ele é cristão, o pânico apodera-se do soldado xiita, aterrorizado vê-o como um inimigo, um impuro, um herege face aos ensinamentos do Corão.
Surge-lhe então a ideia de poder converter este homem bom ao Islão, ensinando-lhe os princípios religiosos, os quais ele ouve com muita atenção e respeito. O clima entre eles é sereno, afável e os dias passam em harmonia.
Massoud teve de se ausentar três dias em missão, sozinho na caserna e desocupado, o jovem encontra nos pertences do colega um livro chamado “Os Milagres de Jesus”, na capa tinha a fotografia dum homem a sorrir, cercado por um halo luminoso.
Nunca tinha ouvido falar de milagres e, ainda menos, de Jesus. Cedeu aos preconceitos e começou a lê-lo. Não foi ele que se apoderou do livro, mas a mensagem cristã que começou a habitar na sua alma, no seu coração e na sua mente.
Desta relação paradoxal, Mohammed saiu metamorfoseado. Regressado à vida civil, tinha somente um sonho: converter-se ao Cristianismo. Para os seus pais, irmãos e familiares é impensável, é uma loucura, no Islão a mudança de religião é um crime punido com a morte.
A família tudo fez para que abandonasse esta sua decisão, com intimidações, agressões, prisão e tortura. A autoridade religiosa máxima pronuncia contra ele uma fatwa. Os seus irmãos disparam contra ele, em plena rua. Gravemente ferido, desmaia...
O PREÇO A PAGAR é uma história verdadeira.
Joseph Fadelle, autor do livro, vive em França com a sua família, desde 2001. Agora é cristão e tem a nacionalidade francesa.
Sem comentários:
Enviar um comentário