Páginas

sábado, 18 de janeiro de 2020

«Tentaram mandar-nos para a água mas conseguimos fugir. Tivemos sorte»


Neste dia em que tem início o Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos, trazemos-lhe o testemunho de Khoshnav Alloush, um jovem de 18 anos, que, aos 15 teve de sair da sua casa em Allepo, na Síria, para recomeçar a sua vida, sem saber onde.
Khoshnav, juntamente com a irmã Rohaf e a mãe Shiraz, deixou a sua casa, de noite às 2 da madrugada para encetar um caminho que originalmente demorava uma hora a fazer, mas que, devido à guerra, levou 14 horas; passaram a fronteira, tendo como destino Istambul, onde os aguardava uns familiares; o pai tinha ficado em Alepo, na Síria.
A sua história vai hoje ser partilhada, na Vigília Ecuménica Jovem, a decorrer na igreja de Santa Isabel, em Lisboa, e a seu lado vai estar Rita Fonseca, da Unidade pastoral de Apoio a Refugiados, da Unidade pastoral de Nova Oeiras e São Julião.
A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos desafia a recordar em 2020 os migrantes e refugiados que são vítimas de naufrágios no Mediterrâneo, a partir do relato bíblico do naufrágio de São Paulo II (século I), que o levou até à ínsula, onde, segundo o livro dos Atos dos Apóstolos, foi tratado com “invulgar humanidade”.
O tema vai estar em destaque amanhã, no programa Ecclesia, na Antena 1, pelas 6 horas, e desenvolvido também durante a semana, diariamente, às 22h45.
Numa altura de tensão entre o Irão e os Estados Unidos da América, acompanhada um pouco por todo o mundo, a Agência ECCLESIA e a Rádio Renascença conversaram com Catarina Belo, professora de Filosofia no Egito há 14 anos.
“No Médio Oriente os muçulmanos são maioritários, na Europa são minoritários e as circunstâncias políticas são diferentes. Acho que há outras experiências, até em termos teológicos, de pensar a integração e como viver o Islão em contexto minoritário e em certos aspetos mais pluralista”, afirmou numa entrevista onde fala também da sua experiência enquanto católica a viver num ambiente islâmico.
Se planeia estar na Praça de São Pedro, no Vaticano, e assim assinalar o primeiro Domingo da Palavra de Deus, saiba que poderá receber uma edição especial da Bíblia, autografada pelo Papa.
«Lê a palavra de Deus que tens entre as mãos e escuta a voz do Senhor que te indica o caminho da vida. Domingo da Palavra de Deus, 26 de janeiro de 2020», será esta a mensagem assinada por Francisco, que D. Rino Fisichella, responsável pela dinamização desta iniciativa, adiantou em conferência de imprensa.
Em setembro de 2019, o Papa Francisco divulgou a carta apostólica ‘Aperuit illis’ (‘Abriu-lhes o entendimento’) onde anuncia a instituição de um “Domingo da Palavra de Deus”, celebração anual nas comunidades católicas que visa promover a “familiaridade” com a Bíblia.
Mas há mais para descobrir hoje no portal da Agência Ecclesia. Encontramo-nos lá?
Tenha um excelente fim-de-semana!
Lígia Silveira

Sem comentários:

Enviar um comentário