Páginas

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Agnes, agnus e pálios



Bom dia a si que nos acompanha, em mais um dia com muito para ler, ver e ouvir, na ECCLESIA.

O calendário litúrgico apresenta hoje a memória de Santa Inês (séc. III-IV), ligada a uma tradição particular no Vaticano: é neste dia que o Papa benze dois cordeiros brancos, cuja lã será utilizada para a confeção dos pálios, uma insígnia envergada pelos arcebispos metropolitas nas suas igrejas e nas da sua província eclesiástica.
Santa Inês, cujo nome latino (Agnes) se associa à palavra em latim para cordeiro (agnus), está enterrada na basílica que lhe é dedicada, na Via Nomentana, em Roma.

Por cá, começam as jornadas de formação permanente da Diocese de Coimbra, com o tema ‘O que vimos e ouvimos, isto vos anunciamos’, apontando já à Jornada Mundial da Juventude de 2022, em Portugal. Um dos oradores é o padre brasileiro João Chagas, responsável, a nível da Santa Sé, pela organização das JMJ.
No Funchal, decorrem as jornadas de atualização do clero e a jornada de atualização para consagrados e leigos, ambas com o tema “Hoje devo Ficar em Tua Casa”.

Pelas 15h00, na RTP2, a ECCLESIA aborda semanalmente, em cada terça-feira, o tema “Economia de Francisco” e a forma como o encontro de Assis, marcado para março, está a mobilizar jovens economistas, gestores e empresários, como é o caso de Carmo Vitorino, da AcegeNext – o ramo da Associação Cristã de Empresários e Gestores para profissionais entre os 20 e os 40 anos.
Na Antena 1, às 22h45, continuamos a apresentar histórias sobre a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que este ano desafia ao acolhimento dos migrantes e refugiados.

Despeço-me com votos de boas notícias, sempre
Octávio Carmo

Sem comentários:

Enviar um comentário