Páginas

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

A intimidade poética do cardeal Tolentino Mendonça com frei Agostinho da Cruz


Olá Bom Dia
O cardeal José Tolentino Mendonça vai proferir, hoje, uma conferência, às 17h00, no salão nobre da Câmara Municipal de Setúbal, sobre frei Agostinho da Cruz. Uma iniciativa da Diocese de Setúbal, através da comissão para as comemorações do IV centenário da morte de frei Agostinho da Cruz e dos 480 anos do seu nascimento.
Para além da conferência realiza-se um momento musical a cargo do «Mediaevus Ensemble», agrupamento que apresenta alguns poemas do homenageado com melodias compostas pelos seus músicos e pelo compositor António Laertes.

A passagem de ano do Presidente da Republica Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, na minúscula ilha do Corvo (Arquipélago dos Açores) ainda domina a atualidade.
O bispo de Angra, D. João Lavrador, destacou a importância desta visita considerando-a fator de estímulo e promoção do desenvolvimento local e do arquipélago açoriano. “As pessoas devem ter uma proposta de desenvolvimento capaz de responder às suas necessidades mais imediatas, e um tipo de desenvolvimento adequado aos tempos em que vivemos, porque estamos na iminência de algumas ilhas ficarem despovoadas”.
Em relação à mensagem de ano novo de Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, afirmou a necessidade de “pactos de regime” para ultrapassar situações de pobreza e desigualdades apontadas.
“A ideologia não mata desigualdades, a ideologia não mata a indiferença, não mata a fome, a ideologia não dá saúde. Gostaria de ver (que) os nossos parlamentares em situações de educação, habitação, saúde, distribuição de rendimentos, fossem capazes de dar as mãos e unir-se no fundamental, deixando partidarites que não ajudam o povo e os distanciam da vida política”.

Propostas para hoje… No entanto não esqueça de ver o programa ECCLESIA na RTP2, pelas 15:00, e sintonizar a Antena 1, pelas 22:45.
Já sabe que pode acompanhar todas a atualidade religiosa, em Portugal e no mundo, no site https://agencia.ecclesia.pt/portal/
Cumprimentos
Luis Filipe Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário