Páginas

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Lamego, capital dos Direitos Humanos


Olá, bom dia!
A jornada informativa desta quinta-feira colocou a temática dos Direitos Humanos no centro das notícias da Agência ECCLESIA.
Lamego, é a capital dos Direitos Humanos, nestes dias. Lá decorre o II Congresso Global de Direitos Humanos, onde o bispo diocesano, D. António Couto, fez a conferência inaugural, o reitor do Santuário Nossa Senhora dos Remédios alertou para os perigos da “egocracia” e sugeriu a criação do “ministério da visitação” na Igreja Católica, para criar proximidade aos mais frágeis, às vítimas de violência doméstica, aos presos.

O presidente internacional da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, Thomas Heine-Geldern, disse que 2019 foi “um ano de mártires” para os cristãos e pediu às organizações internacionais que defendam a liberdade religiosa como um “direito fundamental”.

Na Terra Santa, terminou a “peregrinação de solidariedade” onde a salvaguarda dos Direitos Humanos está na origem da atenção que bispos da Europa colocam a uma região que precisa de uma “nova solução política”.
Esta sexta-feira, estava prevista uma conferência que seria uma grande oportunidade de ouvir falar sobre Direitos Humanos. Mas, por questões de saúde, o conferencista, Luigino Bruni, que está a coordenar o encontro “A Economia de Francisco”, não pode estar... Por isso, retire esse compromisso da sua agenda (ou não o insira!).
Mas a agenda para hoje está particularmente preenchida. Por exemplo: em Braga, começa o ciclo de conferências “Fé e Ciência: Fronteiras do Conhecimento”, promovido pela Pastoral da Cultura; os Carmelitas Descalços promovem o 2º módulo da Escola de Oração; O Instituto Católico de Cultura, da Diocese de Angra, promove uma jornada sobre ‘Desafios sócio- económicos de hoje’; e em Beja o Departamento Diocesano de Pastoral Juvenil convidou o selecionar de futebol Fernando Santos para uma conversa na jornada da juventude ‘Christus vivit’, que decorre esta sexta-feira e sábado. 
Só mais uma sugestão: a entrevista da Ecclesia/Renascença desta semana é a Catarina Belo, professora de Filosofia Islâmica no Cairo. Está cá de férias e falou sobre os conflitos com o Ocidente, as consequências dos atentados de redicais islâmicos e de um novo islão a surgir na Europa. Vale a apena ler e ouvir, a partir das 13h00, na Agência Ecclesia ou na Renascença!
Desejo-lhe uma ótima jornada!
Paulo Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário