Páginas

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Sabe quem é o patrono da imprensa católica?


O Papa Pio XI atribuiu-lhe, na encíclica «Rerum Omnium», o título de Patrono dos jornalistas e escritores católicos porque foi considerado um escritor que se distinguiu por dizer a verdade com elegância e sem ferir ninguém, por escrever e falar com tanta delicadeza que ninguém se sentia incomodado.
Referimo-nos a São Francisco de Sales que nasceu nas terras de Sabóia (França), em 1567. Dois dos seus escritos, «Introdução à Vida Devota» e o «Tratado do Amor de Deus» são considerados clássicos espirituais.
Em 1655, foi canonizado pelo Papa Alexandre VII e em 1877 foi declarado Doutor da Igreja pelo Papa Pio IX, em 1923, pelo Papa Pio XI, patrono da imprensa católica.


Para celebrar este dia, o bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, convidou os jornalistas para um pequeno-almoço e promove a apresentação da Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais pelos coordenadores do setor da comunicação na Conferência Episcopal Portuguesa.
A Mensagem do Papa para o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que vai ser celebrado no dia 02 de junho de 2020, é “Para que contes aos teus filhos e aos teus netos. A vida faz-se história”.


Propostas para hoje… No entanto não esqueça de ver o programa ECCLESIA na RTP2, pelas 15:00, e ouvir na Antena 1, pelas 22:45.
Já sabe que pode acompanhar todas a atualidade religiosa, em Portugal e no mundo, no site https://agencia.ecclesia.pt/portal/
Cumprimentos
Luis Filipe Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário