Páginas

domingo, 5 de janeiro de 2020

 «Não se obtém a paz se não se espera por ela»


É a manifesta preocupação do Papa Francisco em torno dos acontecimentos no Médio Oriente e sobre a relação entre os Estados Unidos da América e o Irão, desencadeados a partir da morte do general Qasem Soleimani, num ataque ordenado pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Devemos acreditar que o outro tem a nossa mesma necessidade de paz. Não se obtém a paz se não se espera por ela. Peçamos ao Senhor o dom da paz!”, escreveu na sua conta do Twitter, @Pontifex.
Diversas pessoas manifestaram já a sua preocupação com o decorrer dos acontecimentos, muito a partir das tensões e manifestações que têm acontecido em Teerão, que poderão levar à divisão do povo iraniano, assim prevê o arcebispo católico caldeu de Kirkurk, no Iraque, D. Yousif Thomas Mirkis.
Também o Núncio Apostólico no Irão, D. Leo Boccardi afirmou que a “boa política está a serviço da paz”, pedindo que toda a comunidade internacional se coloque “ao serviço da paz, não só na região, mas em todo o mundo”.
“O apelo é para diminuir a tensão, chamar todos à negociação e acreditar no diálogo sabendo, como a história sempre nos ensinou, que a guerra e as armas não são as soluções para os problemas que afligem o mundo de hoje”, sublinhou.
Por cá destacamos a inauguração de um centro de evangelização e cultura, «Evangelho da Vida», que os Frades Franciscanos Capuchinhos inauguraram este sábado, propondo que a partir de 1300 presépios se possa encontrar as fontes, mas também o compromisso cristão.
O frei capuchinho Lopes Morgado, que conserva um presépio em todos os seus locais de trabalho, afirma que a representação do nascimento de Jesus é uma “demonstração cultural de cada povo e também o respeito de cada povo. Desde os materiais, em ferro, pau-preto, ouro, marfim, toda a natureza incultura no criador e, depois, os povos criam ao seu jeito.
Entretanto, marque na sua agenda a homenagem que o Centro de Reflexão Cristã vai realizar a Manuela Silva, fundadora deste espaço de diálogo cristão, falecida em outubro de 2019. Será no dia 11 e marca o arranque das comemorações dos 45 anos do CRC.
Os anuais encontros de Santa Isabel já têm programa, este ano em torno de «Jesus, periferias e nós». Consulte o programa para organizar as suas quintas-feiras de Janeiro.
Mas há mais para ler, ver e ouvir no portal de informação da Agência Ecclesia.
Encontramo-nos lá?
Tenha um excelente domingo e um bom ano de 2020!
Lígia Silveira

Sem comentários:

Enviar um comentário