Páginas

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

O retrato do mundo segundo o Papa


Bom dia a si que nos acompanha nesta quinta-feira. Ainda estamos no arranque de 2020, mas é já esta manhã que o Papa faz um dos seus discursos mais importantes do ano, na receção ao corpo diplomático.
Para se ter uma noção da importância que Santa Sé tem no cenário internacional, é preciso olhar para além das questões territoriais: são relações diplomáticas com mais de 180 nações – entre as exceções estão países como a Coreia do Norte, a China e a Arabia Saudita–, além de outras instituições internacionais, como a Soberana Ordem Militar de Malta e a União Europeia.

Da audiência pública semanal, chegou um primeiro sinal sobre o que podemos esperar deste discurso: Francisco lembrou que os cristãos têm o dever de acolher os “náufragos da história” que chegam às costas da Europa, para os salvar da “frieza da indiferença e da desumanidade”.

Por cá, a decisão de descontinuar as emissões da Rádio Sim gerou várias tomadas de posição, que procuramos compreender, com o contributo de vários responsáveis da Igreja Católica.

No Programa ECCLESIA (RTP2), pelas 15h00, falamos da atualidade com Eunice Lourenço, chefe de redação da Renascença; pelas 22h45, na Antena 1 da rádio pública, continua a conversa “positiva” com Helena Marujo, no arranque de 2020.
Despeço-me com votos de boas notícias (e de muita atenção em relação às outras), sempre
Octávio Carmo

Sem comentários:

Enviar um comentário