Páginas

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Oração sobre a violência doméstica


Olá bom dia e bom domingo!
Assinala-se hoje o segundo dia da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e o segundo Domingo do Tempo Comum. Mas primeiro nas notícias é o tema deste dia e desta semana, a Unidade: pela reportagem na Vigília Jovem Ecuménica, a apresentação das propostas para este ano e a experiência de integração, também religiosa, de refugiados que chegam a Portugal.

Este sábado, fica também marcado pela última homenagem a Luís Giovani, o estudante cabo-verdiano que morreu em Bragança, onde estudava, vítima de uma morte trágica, como recordou o cardeal D. Ardlindo Furtado, que presidiu ao funeral.

Aproxima-se o "Domingo da Palavra de Deus", de hoje a oito dias. A iniciativa é do Papa Francisco e são muitos os projetos que lhe dão corpo: em Portugal, os textos da nova tradução da Bíblia já disponíveis, os quatro Evangelhos e os Salmos, estão disponíveis online.

Este domingo, destaque para o Jubileu dos 800 anos da vocação franciscana de Santo António: começam em Coimbra os "Diálogos com António".
E termino com a proposta das comunidades religiosas, das diferentes igrejas, da região do Porto, que pedem para que o encontro deste domingo fique marcado por uma oração sobre a violência doméstica. E  como seria bom que essa proposta chegasse a todas as igrejas do país. Caso não seja em comunidade, que seja pessoalmente:
 

Oração sobre a volência doméstica na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos
Dentro da semana em que rezamos pela unidade de todos os cristãos, pedimos ao nosso Deus que proteja todas as famílias da violência doméstica e ampare aquelas que vivem este sofrimento dentro de suas portas.
É a família que nos sustenta, nos orgulha e nos realiza. Normalmente, amamos a nossa família com o mesmo amor com que nos amamos a nós próprios…
Hoje, rezamos por uma família que se define, se constrói e se une pelo Dom que Deus faz de Si próprio no nosso amor. Assim:
Rezamos por um amor livre, mas comprometido;
Amor gratuito e que também sabe receber;
Amor intenso, mas equilibrado;
Amor apaixonado e ao mesmo tempo consciente…
Rezamos por um amor mais forte do que a fraqueza,
Mais entregue do que pedido,
Mais doado do que um direito.
O Filho de Deus encarnado ensina-nos que todos merecemos ser amados assim. E os outros também merecem ser assim amados por nós.
Hoje pedimos a Deus, Pai de todos nós, pelo seu Filho jesus Cristo, no Amor do Espírito Santo, que a violência não entre nas nossas casas e todos vivam em paz.
Ámen.
Bom domingo!
Paulo Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário