Páginas

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

«Adorar é ir ao essencial» - Papa Francisco no dia de Reis


Bom dia e paz e bem!!
O Papa Francisco disse que “adorar é ir ao essencial”, esta segunda-feira, na homilia da celebração que presidiu na Basílica de São Pedro: “É o caminho para se desintoxicar de tantas coisas inúteis, de dependências que anestesiam o coração e estonteiam a mente”
Na solenidade da Epifania, conhecida popularmente como “Dia de Reis”, Francisco acrescentou que, “de facto, adorando, aprende-se a rejeitar o que não deve ser adorado”: “o deus dinheiro, o deus consumo, o deus prazer, o deus sucesso, o nosso eu arvorado em deus”.
“Se perdermos o sentido da adoração, falta-nos o sentido de marcha da vida cristã, que é um caminho rumo ao Senhor, e não para nós”
Depois da Eucaristia e antes da recitação da oração do ângelus, o Papa explicou que as celebrações do Natal devem levar a uma mudança de vida, à imagem dos “Magos que vieram do Oriente” e regressaram a casa “por outro caminho”.
“Somos nós que temos de mudar, transformar o nosso modo de vida, mesmo no ambiente habitual, mudar os critérios para julgar a realidade que nos rodeia”.

O Papa Francisco já saudou os “irmãos das Igrejas Orientais, católicas e ortodoxas, muitos dos quais comemoram o Natal do Senhor” hoje, 7 de janeiro.
A Agência ECCLESIA conversou com o padre Ivan Petliak, natural da Ucrânia e ao serviço na Diocese de Setúbal, sobre o Natal, segundo o calendário juliano. O sacerdote preside à Eucaristia, às 19h00, na igreja dos Grilos, de Nossa Senhora da Boa Hora, em Setúbal.

Em www.agencia.ecclesia.pt é onde encontro a atualidade religiosa. Na televisão, hoje temos notícias diversas e uma entrevista, às 15h00, na RTP2; Na rádio continuamos na companhia da psicóloga Helena Marujo, na Antena 1, às 22h45.
Cumprimentos, votos de uma boa semana e um bom Natal,
Carlos Borges



Sem comentários:

Enviar um comentário