Páginas

sábado, 16 de novembro de 2019

Todos na Cadeia?

Bom dia para si que nos acompanha neste final da semana.
O título de hoje é uma provocação, inspirada no Papa Francisco. A questão é séria e foi abordada num detalhado discurso, que vale a pena conferir, sobre a “irracionalidade punitiva” dos sistemas penais, pecados ecológicos e crimes financeiros.
A caminho do III Dia Mundial dos Pobres, que a Igreja Católica celebra no domingo, trazemos até si declarações do presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca; da diretora-executiva dos Leigos para o Desenvolvimento, Carmo Fernandes; e de Pedro Góis, sociólogo, da Universidade de Coimbra. Fique atento.
No Vaticano, o Papa visitou esta sexta-feira, sem aviso prévio, o posto móvel de saúde instalado na Praça de São Pedro, antes de inaugurar um centro de acolhimento para sem-abrigo.

Por cá, na reta final da Semana dos Seminários, a Dicoese de Leiria-Fátima promove um «Dia Aberto». Em Santarém, continuam as atividades preparatórias do Encontro Nacional de Leigos e em Braga a Faculdade de Teologia promove um Curso de Pastoral Juvenil. Também com os jovens, a Diocese de Portalegre-Castelo Branco organiza um encontro com o tema «Para quem sou eu?».
A agenda litúrgica é particularmente importante em duas localidades portuguesas: Miranda do Douro celebra a solenidade do aniversário da dedicação da Concatedral; em Coimbra, a Sé assinala também a solenidade da sua dedicação.

Despeço-me com votos de boas notícias, sempre.
Octávio Carmo


Sem comentários:

Enviar um comentário