Páginas

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

São Bartolomeu e depois São Martinho

Olá bom dia e boa semana!
A semana começou com a celebração de ação de graças pela canonização de D. Frei Bartolomeu dos Mártires, em Braga. O presidente da República participou na Missa presidida pelo prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, que comunicou as razões do Papa para canonizar o antigo arcebispo de Braga
“A expansão do seu culto para além dos confins da Arquidiocese de Braga e a relevância eclesial da sua santidade e da incidência do seu ensinamento sobre a prática cristã e sobre a evangelização levaram o Santo Padre Francisco a incluí-lo definitivamente no elenco dos santos”.
Em Roma, o Papa Francisco assinalou a canonização de D. Frei Bartolomeu dos Mártires, que apresentou como “grande evangelizador e pastor”.
Nestes dias, está em curso a Semana dos Seminários e vai decorrer em Fátima a Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa. Acontecimentos que passam pelas notícias da Agência ECCLESIA.
No programa ECCLESIA que passa na RTP2 pelas 15h00 falamos do 5º Encontro Nacional e Leigos, com o novo presidente da CNAL. (A propósito, as inscrições já abriram!) Mais à noite, na Antena 1, começamos a falar, esta semana, sobre o Dia Mundial dos Pobres, que se assinala no próximo domingo, com histórias de quem se assume como cuidador!
Mas, neste dia, não se pode esquecer São Martinho! Por causa das castanhas, é certo, e pelo que a sua vida tem de inspirador. Em poucas linhas, o portal do Secretariado Nacional da Liturgia diz quem foi este santo:
Nasceu na Panónia cerca do ano 316, de pais pagãos. Depois de receber o Baptismo e de renunciar à carreira militar, fundou um mosteiro em Ligugé (França), onde levou vida monástica sob a direcção de S. Hilário. Foi depois ordenado sacerdote e, mais tarde, eleito bispo de Tours. Foi modelo insigne de bom pastor; fundou outros mosteiros, dedicou se à formação do clero e à evangelização dos pobres. Morreu no ano 397.
Votos de um ótimo dia de São Martinho!
Paulo Rocha


Sem comentários:

Enviar um comentário