Páginas

terça-feira, 12 de novembro de 2019

«Defesa e promoção da vida, da conceção à morte natural»

Bom dia e paz e bem!!
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente, reforçou a oposição da Igreja Católica às propostas de legalização da eutanásia, no discurso de abertura da Assembleia Plenária que decorre até quinta-feira, em Fátima.
“No atual momento sociopolítico português, estas posições tão unânimes não podem deixar de ser tidas em conta por legisladores e cidadãos em geral”, disse o cardeal-patriarca de Lisboa que citou responsáveis médicos, religiosos e da sociedade civil.
D. Manuel Clemente assinala que “defesa e promoção da vida, da conceção à morte natural, em especial em relação à eutanásia” é um assunto “sempre presente” e que “hoje merece redobrada atenção, como à sociedade em geral”.
De recordar que no início da nova Legislatura na Assembleia da República, o Bloco de Esquerda apresentou um projeto-de-lei que visa despenalizar a prática da eutanásia em Portugal, uma proposta que foi rejeitada em 2018 na Assembleia da República.

«O sofrimento pode ser eliminado ou debelado com os cuidados paliativos, não com a morte» - Nota Pastoral ‘Eutanásia: o que está em jogo? Contributos para um diálogo sereno e humanizado’ (2016)
“A resposta às situações difíceis só pode e deve ser o desenvolvimento e a generalização desses cuidados, dentro duma sociedade e dum Estado que se tornem também “paliativos”, isto é, envolventes   e cuidadores de cada pessoa, em especial das mais debilitadas”, afirmou D. Manuel Clemente.

A Diocese de Santarém vai receber o Encontro Nacional de Leigos 2019, no próximo dia 23, e o seu bispo espera que esta iniciativa ajude a promover a “sensibilização para o lugar dos cristãos na sociedade”.
“Os cristãos não podem navegar no reino da indiferença. Se são cristãos, interessam-se pela vida, interessam-se pela sua família, interessam-se pela sociedade em que estamos”, disse D. José Traquina.
A Conferência Nacional das Associações do Apostolado dos Leigos (CNAL) que organiza o encontro, já tem a decorrer as inscrições para o quinto Encontro Nacional de Leigos. A Agência ECCLESIA entrevistou também João Cordovil Cardoso, o presidente do Conselho Nacional do CNAL, e o padre Francisco Ruivo de Santarém.

Hoje, na televisão, vamos conversar com o padre José Miguel Pereira, reitor do Seminário dos Olivais - Lisboa, sobre a Semana de Oração pelos Seminários 2019, a partir das 15h00, na RTP 2; E na Antena 1 da rádio pública o destaque é o próximo Dia Mundial dos Pobres (17 novembro), às 22h45.
Cumprimentos e uma boa terça-feira na nossa companhia, em www.agencia.ecclesia.pt
Carlos Borges



Sem comentários:

Enviar um comentário