Páginas

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Papa na Tailândia por causa de dois dominicanos

Olá bom dia!
O Papa está na Tailândia, um país tão distante e ao mesmo tempo tão ligado a Portugal. E Francisco recordou-o ao evocar os dois primeiros missionários que chegaram ao território. A Agência ECCLESIA explica:
Frei Jerónimo da Cruz e frei Sebastião do Canto, dominicanos, foram os primeiros religiosos a chegar a Ayuthya, por volta de 1566, num clima de grande tensão militar, por causa da ameaça birmanesa; numa escaramuça com a colónia portuguesa, frei Jerónimo foi assassinado e frei Sebastião ficou ferido.
Nestes dias, o vaticanista da Agência Ecclesia, Octávio Carmo, não tira os olhos do Papa, mesmo à distância, e segue os passos e as mensagens de Francisco, agora na Tailândia e depois no Japão. E fica, desde já, um forte alerta:
“Penso de modo particular nos meninos, meninas e mulheres expostos à prostituição e ao tráfico, desfigurados na sua dignidade mais autêntica; nos jovens escravos da droga e do sem sentido, que acabam por turvar o seu olhar e queimar os seus sonhos”
Por cá, um outro alerta, no caso de quem aposta nos cuidados paliativos e continuidos:
“Perante pessoas que vivem uma situação limite de doença e de fragilidade social, acredito que ninguém falaria em eutanásia se tivesse na sua vida as condições de bem-estar asseguradas”, disse o irmão Vítor Lameiras, provincial da Ordem Hospitaleira em Portugal, que promove um Congresso de Cuidados Continuados e Paliativos.
E, já agora, um terceiro alerta, de Paulo Ribeiro, presidente da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã:
“A crise instalada no setor [da imprensa regional] é grande e é a democracia que, de facto, está posta em causa” 
E é isto, por hoje! Acompanhe as notícias que publicamos na Agência ECCLESIA, hoje com destaque para a entrevista conjunta Ecclesia/Renascença, ao presidente da CNIS, padre Lino Maia; e siga os programas Ecclesia na RTP2, pelas 15h00, e na Antena 1, às 22h45.
Só mais uma sugestão: A Praça Central - Encontro Nacional de Leigos é uma ótima sugestão para este sábado. Inscreva-se e participe, também no concerto de Joana Espadinha. Ainda há bilhetes, diz a plataforma online.
Votos de uma ótima jornada!
Paulo Rocha



Sem comentários:

Enviar um comentário