Páginas

domingo, 17 de novembro de 2019

Núncio que era criticado por vários bispos, deixa Lisboa por limite de idade


 | 5 Jul 19 | BrevesÚltimas
O Papa Francisco aceitou nesta quinta-feira, 4 de Julho, a renúncia ao cargo do núncio apostólico (representante diplomático) da Santa Sé em Portugal, Rino Passigato, por ter atingido o limite de idade determinado pelo direito canónico, de 75 anos.
“O Papa aceitou a renúncia ao cargo do núncio apostólico em Portugal”, diz o comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé.
Natural de Bovolone (Itália), o arcebispo Rino Passigato foi nomeado como representante diplomático do Vaticano em Portugal a 8 de Novembro de 2008, em substituição de Alfio Rapisarda.
Ordenado padre em Verona, no dia 29 de Junho de 1968, foi nomeado arcebispo titular de Nova César em 1991 e pró-núncio apostólico no Burundi. Passou depois pelas nunciaturas apostólicas da Bolívia (1996-1999) e Peru (1999–2008).
Em 2017, vários bispos portugueses assumiam, embora não publicamente, uma opinião muito negativa acerca do núncio, acusando-o de ser “pouco humano” e pouco adepto das opções do Papa Francisco. Rino Passigato recusou privadamente essas acusações, mas não as comentou publicamente.



in




Sem comentários:

Enviar um comentário