Páginas

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Os porteiros do céu…


Foto: Vatican News
“Os pobres facilitam-nos o acesso ao Céu: é por isso que o sentido da fé do povo de Deus os viu como os porteiros do Céu. Já desde agora, são o nosso tesouro, o tesouro da Igreja. Com efeito, desvendam-nos a riqueza que jamais envelhece, a riqueza que une terra e Céu e para a qual verdadeiramente vale a pena viver: o amor”. A afirmação é do Papa na homilia da missa que celebrou na Basílica de S. Pedro por ocasião do III Dia Mundial dos Pobres.
Na ocasião o Papa denunciou a tentação do “eu”. Segundo Francisco, esta tentação é a origem dos pobres e a fonte dessa cultura que considera descartável tudo o que não gera lucro ou riqueza. “Não é suficiente ter o rótulo de ‘cristão’ ou de ‘católico’ para ser de Jesus. É preciso falar a mesma linguagem de Jesus: a linguagem do amor, a linguagem do tu. Não fala a linguagem de Jesus quem diz eu, mas quem sai do próprio eu”, precisou o Papa.

Foto: Lusa/EPA
O Auditório Paulo IV voltou a acolher 1500 pobres, convidados pelo Papa para um almoço em que Francisco participou. O espaço que acolhe 150 mesas, serve esta refeição destinada a convidados de Roma e de diversas dioceses italianas.
O Dia Mundial dos Pobres foi instituído pelo Papa com a Carta Apostólica “Misericordia et misera” de 2016, na conclusão do Jubileu Extraordinário da Misericórdia.
Mais logo, regressa à Capela do Rato mais uma sessão dos encontros que estão a juntar jornalistas católicos e personalidades distantes da vida eclesial para uma conversa sobre “vida e fé”. Hoje, a escritora Alice Vieira recebe o jornalista Nelson Mateus. Segundo um comunicado dos organizadores desta iniciativa, em cada encontro um(a) jornalista, ligado(a) à Comunidade, conversa “de forma solta e informal com um convidado sobre vida e fé, crença e descrença, diversidade de experiências e procura de sentido, com coordenação de Leonor Xavier”.
Na RTP o programa Ecclesia antecipa a viagem do Papa à Tailândia e ao Japão, numa conversa do jornalista Paulo Rocha com o Padre Adelino Ascenso, Provincial dos Missionários da Boa Nova que desenvolveu grande parte da sua ação missionária no Japão.
Na Antena1, o programa Ecclesia é emitido a partir das 22h45. 
Tenha um grande dia
Henrique Matos



Sem comentários:

Enviar um comentário