Páginas

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

«Morri ontem»

Olá um bom dia para si
Neste dia feriado começo com uma recomendação: a leitura do último livro publicado do padre João Aguiar campos: «Morri ontem».
Estive à conversa com o autor que nos desafia sempre a um olhar agradecido dos dias.
“A morte treina-se, é um culminar da vida e ela não tem poder nenhum para além do seu poder sobre o tempo. Ela fecha o capítulo visível e temporal; a vida não acaba mas transforma-se e eu quero transmitir a ideia de vida. Hoje esta ideia faz parte felizmente da pastoral da saúde”, diz o antigo diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais que, sem esconder a presença da fragilidade, afirma sempre não querer morrer de véspera.
Na tradição da Igreja católica, após a solenidade de Todos os Santos, celebra-se os Fiéis Defuntos: a Agência Ecclesia foi conhecer a obra que o padre Amaro Gonçalo desenvolve, no apoio ao luto, na paróquia da Senhora da Hora, em Matosinhos, mas também a obra de misericórdia que a Irmandade de São Roque e da Misericórdia de Lisboa, dando sepultura a quem não tem contexto social para o acompanhar à última morada.
No Vaticano, o Papa questionou a sociedade sem espaço para quem sofre, destacando a missão da Igreja Católica na “difícil fronteira da doença e deficiência”.
“Uma sociedade que não é capaz de acolher, proteger e dar esperança a quem sofre é uma sociedade que perdeu a piedade e o sentido de humanidade”, declarou, numa audiência a milhares de pessoas ligadas à Fundação ‘Don Carlo Gnocchi’, que acompanha pessoas com deficiência, doentes e idosos.
Em Portugal o Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência quer ver, nas dioceses, dinâmicas pastoralmente inclusivas e reclama «reflexão evangélica de suporte à ação pastoral». Para ler no portal da Agência Ecclesia, onde pode descobrir mais notícias que marcam a atualidade informativa.
Um bom feriado e um excelente fim-de-semana




Sem comentários:

Enviar um comentário