Páginas

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Fátima projetou Portugal no mundo


Foto: IPSAR
Foi o presidente da República que o afirmou em Roma, ao inaugurar a exposição ‘Papas peregrinos de Fátima’, do fotógrafo Rui Ochoa, no Instituto Português de Santo António em Roma (IPSAR). 
“Não é apenas a projeção de Fátima, muito importante, porque é uma das projeções mais significativas de Portugal no mundo, não é apenas a projeção do talento de portugueses, neste caso de um fotógrafo português, é a presença de Portugal aqui, vivo naqueles que hoje são protagonistas e aqui estão connosco”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.
A exposição pode ser visitada até ao dia próximo dia 30 de novembro na galeria do IPSAR, um instituto que, segundo o presidente da República, “foi sempre considerado território português em Roma”, em “termos materiais, mas sobretudo em termos humanos”. 

Foto: Lusa/EPA
As relações entre Angola e o Vaticano terão saído reforçadas após o encontro que João Lourenço manteve com o Papa Francisco que recebeu o presidente Angolano em audiência privada. Segundo a nota oficial divulgada pela Santa Sé, o encontro terá enfatizado as boas relações entre a Santa Sé e Angola e a apreciada contribuição da Igreja Católica em muitos setores da sociedade, atribuíndo uma especial atenção a alguns aspetos do acordo bilateral assinado no Vaticano, a 13 de setembro passado. Nessa altura o acordo reconheceu a personalidade jurídica pública da Igreja Católica e das suas instituições, o “livre exercício” da sua missão apostólica e a sua contribuição específica nas diferentes áreas da vida social. 
Por ocasião desta visita, o ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Domingos Augusto, reuniu-se com D. Miroslaw Stanislaw Wachowski, subsecretário do Vaticano para as Relações com os Estados.
Romualda Fernandes, natural da Guiné Bissau, católica e deputada pelo partido socialista à Assembleia da República, vai falar sobre «Política com Caridade». É mais logo, às 21h00, na Paróquia de São Tomás de Aquino em Lisboa. É a primeira intervenção de um ciclo de conferências sobre «Viver a caridade hoje» que começa esta quarta feira e se prolonga até 13 de maio do próximo ano. As diversas sessões contam com nomes como Pedro Mota Soares, Regina Tavares, Manuel Ferreira Leite e Pêpê Rapazote.
O III Seminário Escola de Cuidadores, promovido pelo Centro Social Paroquial São Romão, de Carnaxide, vai estar hoje em destaque no programa Ecclesia. É emitido na RTP2 pelas 15h00.
Mais tarde, na Antena1 pode acompanhar a edição rádio do programa Ecclesia a partir das 22h45.
Tenha um grande dia
Henrique Matos 



Sem comentários:

Enviar um comentário