Páginas

terça-feira, 5 de novembro de 2019

«Que é a verdade?»


Foto Lusa
Pilatos fez a pergunta há dois mil anos... se estivesse por estes dias na Web Summit dificilmente encontraria resposta. Cheio de gente frenética e hiper criativa, o certame tecnológico volta a visitar Lisboa num ambiente de ecossistema digital em que a “máquina” já nos conhece melhor que nós próprios. Serve-nos a "verdade" que queremos ouvir e nós lá vamos semeando likes e interagindo com quem nunca vimos. São perigos e ameaças é certo, mas também oportunidades que nos marcam os dias e que não podemos ignorar. A própria Igreja deve aprender a trabalhar estas oportunidades como referia à Agência Ecclesia o Pe. Miguel Neto. Este sacerdote que é diretor do Gabinete de Informação da Diocese do Algarve afirmou que a realização da Web Summit em Portugal é uma atenção às periferias e uma oportunidade para a Igreja Católica acompanhar as novas gerações. Ao longo da semana, esta iniciativa traz a Portugal 70 mil pessoas de 160 países para debaterem temas como as relações na Internet, as «fake news» e as alterações climáticas.
Hoje e amanhã, no Porto, um simpósio marca o encerramento das comemorações do cinquentenário da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. (UCP) encerra as comemorações do seu cinquentenário, dias 05 e 06 de novembro, com um simpósio, no Porto, sobre a relação com o espaço público. «Teologia e Espaço Público nos 50 anos da Faculdade de Teologia» é o tema em debate nesta iniciativa que se conclui com a apresentação  do álbum evocativo dos 50 anos da Faculdade de Teologia, redigido pelo jornalista António Marujo e com fotografias de António Pedro Ferreira.
Na RTP2 o programa Ecclesia convida-nos hoje a olhar a iniciativa do Corpo Nacional de Escutas que desafia os seus jovens a limpar zonas costeiras e fluviais. A iniciativa será apresentada por Mário Ferreira que é o responsável pelo Departamento Nacional de Ambiente do CNE.
Mais tarde na Rádio, é a vez do programa Ecclesia, na sua edição rádio, apresentar novos capelães que estão a assumir funções pastorais em diversas unidades. Pelas 22h45, na Antena1 pode conhcer o Padre Marco Belchior que se prepara para assumir funções na Base Naval de Lisboa.
Tenha um grande dia
Henrique Matos


Sem comentários:

Enviar um comentário