Páginas

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Liberdade Religiosa: «Are you REDy»

Bom dia e paz e bem!!
A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre – AIS dinamizou esta quarta-feira a #RedWednesday (quarta-feira vermelha) em solidariedade com todas as pessoas que são perseguidas e martirizadas por causa da sua fé.
Em Portugal foram iluminados monumentos em diversas cidades, como Lisboa, Porto, Braga, Bragança e Almada, numa iniciativa que se realizou em simultâneo em países como Alemanha, Chile, Estados Unidos da América, Austrália, Canadá, Reino Unido, Áustria, Holanda, Eslováquia, Filipinas e Itália.
«Are you REDy?» é a pergunta/convite/desafio da fundação pontifícia que agora continua a ecoar pela liberdade religiosa.
O secretariado nacional da AIS para assinalar este dia trouxe a Portugal o padre Gaetan Kabasha, ruandês, que disse à Agência ECCLESIA que tem vivido de “conflito em conflito”, após ter fugido do genocídio de 1994.
“Temos problemas de conflitos, muitas vezes relacionados com questões económicas, matérias-primas, geopolítica. Aí, cola-se o tema religioso, inicialmente como tema secundário, que pouco a pouco se vai tornando fundamental”, refere.
A Rede Europeia Anti Pobreza Portugal defendeu uma estratégia nacional para evitar repetição de ciclos de exclusão, sobre os últimos dados divulgados pelo INE.
“É uma injustiça que haja gerações que nascem e morrem sucessivamente sem poderem viver uma vida digna. Quer dizer que a justiça em Portugal está longe de se aplicar a todos os portugueses. Entendo que a democracia está doente porque não se aplica”, referiu o padre Agostinho Jardim Moreira, à Agência ECCLESIA.
Já conhece o kit “Direitos em Jogo”, sobre os direitos e princípios consagrados na Convenção sobre os Direitos da Criança da ONU? Saiba tudo no site da Agência ECCLESIA.
Este domingo, 1 de dezembro, começa o novo Ano Litúrgico e o Advento, tempo de preparação para o Natal. O Papa anunciou que vai apresentar uma carta sobre o significado do presépio em Greccio, onde São Francisco de Assis fez a primeira representação do Natal.
Estamos em permanência em www.agencia.ecclesia.pt; Esta tarde na RTP2, o programa Ecclesia destaca a viagem do Papa à Tailândia e ao Japão, a entrevista é sobre e, à noite na rádio apresentamos campanhas de Natal, pelas 22h45, na Antena 1 da emissora pública.
Cumprimentos e desejos de uma boa quinta-feira,
Carlos Borges




Sem comentários:

Enviar um comentário