Páginas

domingo, 17 de novembro de 2019

Dos pobres

Olá bom dia e bom domingo!
Hoje é o Dia Mundial dos Pobres. Não da pobreza ou contra pobreza, mas dos pobres. Foi assim que o Papa Francisco quis que se chamasse esta jornada, que se realiza há três anos. 
"Aos pobres, frequentemente considerados parasitas da sociedade, não se lhes perdoa sequer a sua pobreza".
Esta frase da Mensagem para o III Dia Mundial dos Pobres nunca mais se “desligou” do meu pensamento desde o início de junho, quando o Papa a escreveu...
E é com os pobres que o Papa quer passar este Domingo: após a missa, vai almoçar com um grupo de 1500 pobres, da Itália e vários países europeus, no auditório Paulo VI.
Nós, Ecclesia, também vamos passar este Domingo “com” os pobres: no programa que passa na Antena 1 e que pode ouvir a qualquer hora, no programa 70x7, que é emitido esta tarde, às 17h30, na RTP2, assim como nas notícias que publicámos e vamos publicar ao longo do dia em agencia.ecclesia.pt.
Das notícias deste sábado, um discurso do Papa é particularmente marcante: o que dirigiu aos participantes da Assembleia Plenária do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida para afirmar que os leigos devem-se tornar “adultos” para assumir “missões na sociedade, na cultura, na política” e pensar para lá das fronteiras da sua diocese, movimento ou escola de formação.
Imagens muito marcantes, foram as que aconteceram na audiência à comunidade do “Hospital do Papa”, o Hospital pediátrico “Bambino Gesù” que está a celebrar 150 anos de fundação. O Papa falou e depois cumprimentou crianças doentes e seus familiares durante mais de 40 minutos... Antes, o Papa já   tinha recebido em audiência o presidente de Cabo Verde, que lhe disse que as expectativas são grandes para uma visita de Francisco ao país.
A “Praça Central” vai acontecer já no próximo sábado. É o 5º Encontro Nacional de Leigos, em Santarém, preparado há quase dois meses, cujas inscrições é necessário fazer para participar. Veja aqui.
Desejo-lhe um ótimo domingo! Que seja um domingo com os pobres, cheio de disponibilidade para estar com os pobres, para fazer deste o Dia Mundial dos Pobres!
Paulo Rocha


Sem comentários:

Enviar um comentário