Páginas

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

«A vida é uma chamada a sair»

Bom dia e paz e bem!!
“Para todos, a vida é uma contínua chamada a sair: do ventre da mãe, da casa onde se nasceu, da infância para a juventude e da juventude para a idade adulta, até à saída deste mundo”, relembrou o Papa Francisco, este sábado.
“E, para os ministros do Evangelho, a vida apresenta-se também em saída contínua: da casa de família para onde a Igreja nos envia, dum serviço para outro; estamos sempre de passagem, até à passagem final”, acrescentou na Eucaristia de sufrágio por cardeais, arcebispos e bispos.
E nesta vida que chama a sair, a ir ao encontro, lembro ainda que a Diocese de Viana do Castelo vai encerrar hoje a Porta Santa da Gratidão, na Sé, e concluir o ano jubilar dos 40 anos da sua criação.
Já na vizinha Arquidiocese de Braga estivemos com D. Jorge Ortiga e falamos sobre os 50 anos da Faculdade de Teologia e do acompanhamento do Serviço diocesano de Apoio à Família aos casais que os procuram para pedir ajuda.

Na rádio, e porque hoje é domingo, entramos no ar às 06h00, com testemunhos o padre Manuel Antunes, humanista, modesto e sábio. Na Sertã está a decorrer um congresso internacional e para às 12h30, uma Missa na igreja de São Roque recorda o centenário do nascimento deste sacerdote Jesuíta (3 de novembro de 1918).
Na televisão o histórico «70x7» chega pelas 17h44, na RTP2, e vai transportar-nos para o ambiente do Sínodo dos Bispos, que terminou há uma semana, com quem o viveu e refletiu sobre «os jovens, a fé e o discernimento vocacional».
Depois fica tudo disponível em www.agencia.ecclesia.pt, onde estamos em permanência e com atualidade religiosa.
Estava limpar os rascunhos acumulados no email e encontrei uma notícia onde o Papa Francisco lembra que «Domingo é dia de fazer as pazes com a vida» (5 setembro 2017).
«Para nós, cristãos, o centro do Dia do Senhor, o domingo, é a Eucaristia, que significa "ação de graças". É o dia para dizer a Deus: obrigado, obrigado Senhor, obrigado pela vida, pela sua misericórdia, por todos os seus dons.»
Votos de um excelente domingo,
Carlos Borges


Sem comentários:

Enviar um comentário