Páginas

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Para pensar

De acordo com uma psicóloga clínica Linda Blair, em declarações ao canal televisivo Sky News, visitar diariamente lojas ou espaços comerciais onde se toca contínua e ininterruptamente canções natalícias, pode prejudicar a saúde mental. Efeito esse que é ainda mais exacerbado entre os indivíduos que trabalham nesses espaços, pois estão ativamente a tentar não ouvir aquilo que estão de facto a escutar, o que pode exacerbar outros problemas ou condições psicológicas, nomeadamente stress ou ansiedade.
“Os indivíduos que trabalham em lojas durante o período natalício têm que ‘desligar’ o cérebro de modo a conseguirem realizar qualquer outra tarefa”, explicou Blair.
“Basicamente estão a focar e a gastar toda a sua energia a tentar não ouvir o que estão a ouvir”.
A psicóloga salienta que apesar do fenómeno psicológico denominado ‘efeito da exposição’ fazer com que os indivíduos acabem por desenvolver um gosto para certas coisas ao serem confrontados com as mesmas após um tempo, no caso das melodias de Natal o efeito é oposto.
“Isto acontece porque não conseguimos ouvir estas canções sem as associarmos com as festividades que são por si só eventos stressantes, e que acarretam consigo problemas financeiros, tensões laborais, relações familiares tensas e solidão”, alerta a especialista.
Ora bem caro leitor, é sempre bom saber como alguns especialistas sofrem de tamanhos traumas natalícios e que também desconhecem que, habitualmente, estes postos de trabalho têm sempre música ambiente, só que durante o ano não é de Natal, é neutral…
Constatemos que nem há a mínima alusão à essência do Natal – o nascimento de Jesus Cristo – quer se goste e acredite, quer não. Porém, eu interrogo-me e peço ao leitor que o faça também: esta reacção será natural e a consequência do vazio espiritual e da ausência de conhecimentos históricos e religiosos, que tantos traumas stressantes lhe provocaram ou será uma dica intencional para que se passe a ouvir mantras ou música New Age e acabar definitivamente com estas alusões sonoras ao nascimento dum Deus Criador e Redentor, que todos cantamos e vivemos? É que em algumas áreas da comunicação e da psicologia estas afirmações não são neutras…

A TODOS UM BOM NATAL, com muita música no coração, muita Paz, muito Amor, muita Partilha e em Comunhão.

Michele Bonheur



1 comentário:

  1. Esta é mt boa, só faltava mesmo implicarem com a música de Natal. As iluminações já não aludem a Jesus, são pagãs, as compras são uma alienação, as ceias de Natal uma desculpa para comezainas e as festas são tudo menos cristãs, algumas, muitas…

    É o espirito laical de tendência a abafar a memória do Nascimento de um Deus Salvador Presente no Mundo.
    É a tentativa continuada de, com pés de lã, destronar o Criador e exaltar a criatura. É o querer reduzir a grandeza divina à medida do homem mundano, efémero e relativista. E o Natal só não vai ser proibido pq é a maior festa comercial...depois do Halloween, outra festa pagã, mas que vende muito... é bom esquecer que nem só de pão vive o homem...

    ResponderEliminar