Páginas

terça-feira, 27 de novembro de 2018

Ética e Liberdade

Olá um bom dia para si que aguarda a newsletter da Agência Ecclesia com novidades para ficar a par da informação sobre a Igreja católica.
Propomos-lhe que acompanhe a reflexão sobre «Desporto, Ética e Transparência» que está a acontecer na Universidade Católica, hoje no polo de Braga. O filósofo Manuel Sérgio destaca que na base de qualquer atividade desportista está um “ser humano” que deve cultivar valores e formas de estar. Para ler ou ver aqui.
Leia ainda a denúncia do arcebispo de Évora sobre a falta de liberdade religiosa. D. Senra Coelho apontou o relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo 2018, divulgado pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, que indica que “seis em 10 pessoas podem não conseguir expressar a fé com total liberdade”.
A este propósito o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, a Torre dos Clérigos, no Porto, o monumento ao Cristo Rei, em Almada, e a Basílica dos Congregados, em Braga, vão iluminar-se de vermelho, amanhã, para “lembrar aos portugueses e ao mundo o drama da perseguição aos cristãos”.
Para hoje propomos-lhe a mensagem para o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência escrita pelo serviço pastoral que acompanha esta população e procura uma Igreja mais inclusiva. A efeméride assinala-se no próximo dia 3, mas impõe-se uma reflexão alargada sobre um tema que conhece ainda muitos preconceitos.
À tarde não deixe de visionar a entrevista ao padre António Valério, sobre os 175 anos do Apostolado de Oração. Esta celebração ocasionou uma nota dos bispos portugueses, aprovada na última Assembleia plenária.
Mas há mais para descobrir na página da Agência Ecclesia, para ler, ver e ouvir.
Encontramo-nos lá?
Tenha um excelente dia!

Sem comentários:

Enviar um comentário